Transporte urbano de Maceió retorna com 100% da capacidade da frota a partir de segunda-feira
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que a frota de ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) vai voltar a operar com 100% da capacidade a partir de segunda (20).
Em março, quando foi publicado o primeiro decreto de emergência com medidas de restrição contra o coronavírus, a SMTT reduziu a frota em 70% prevendo uma demanda menor de passageiros.
A decisão de retomada da frota em sua totalidade foi tomada a partir do novo decreto municipal publicado nesta quinta-feira (16), autorizando o avanço da capital para fase amarela com a reabertura gradual de mais serviços não essenciais, fechados por causa da pandemia do novo coronavírus.
“Com o avanço para a fase amarela e a reabertura gradativa de novos segmentos da economia em Maceió, a SMTT determinou que as empresas que fazem parte do SIMM normalizassem o serviço de transporte público na capital. Essa medida vai diminuir o tempo de espera dos coletivos nos pontos de parada, principalmente nos horários de pico”, disse Antonio Moura, gestor da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió.
De acordo com a SMTT, além do aumento da frota, o novo decreto determina que todos os passageiros dos ônibus estejam sentados, sem ultrapassar o limite, como também devem respeitar o limite total de passageiros em pé (onde tem as marcações no corredor dos veículos).
Continua obrigatório o uso de máscara de proteção facial dentro dos transportes, além da circulação dos veículos com janelas abertas e sem a utilização de ar-condicionado.
O decreto municipal também proíbe o uso do Cartão Bem Legal Escolar e do Cartão Bem Legal sênior nos ônibus da capital alagoana. Segundo a SMTT, o programa Domingo é Meia também continua suspenso. A medida é válida até o dia 31 de julho, podendo ser prorrogada.
“Recomendamos que os cidadãos só utilizem o transporte apenas quando for extremamente necessário. E caso precise sair de casa, orientamos que os usuários do SIMM consultem os horários dos coletivos no aplicativo CittaMobi para evitar a exposição nas ruas e diminuir os riscos de contágio pela Covid-19. Usem máscaras e utilizem álcool em gel sempre, de preferência antes e após o embarque nos coletivos. Essas medidas são fundamentais e extremamente necessárias, que ajudam a salvar vidas”, reforçou Antonio Moura.
Fiscalização
A Superintendência também informou que agentes e fiscais do órgão vão manter as fiscalizações nos principais terminais de ônibus e corredores de transportes de Maceió, com a finalidade de fazer cumprir o novo decreto municipal.
O órgão orienta que a população denuncie ao Disque SMTT, pelo número 118, caso seja flagrado alguma irregularidade no transporte público. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 h.
G1