Carga irregular de quase 3 mil frangos vivos é apreendida em operação
Quatro caminhões que transportavam quase 3 mil frangos vivos tiveram suas cargas apreendidas na madrugada desta segunda-feira (13), nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Operação integrada tem feito interceptações deste tipo de transporte irregular em todo o estado.
Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), apenas três caminhões estavam em posse da nota fiscal da carga que era transportada, mas nenhum deles tinha as certificações sanitárias necessárias para este tipo de transporte. Todos os veículos tinham como local de origem o estado de Pernambuco.
A operação, que conta com as forças integradas do BPRv, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária em Alagoas (Adeal) e da Secretaria Estadual da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), constatou que os caminhões iriam abastecer avícolas da região dos municípios em que foram flagrados.
Em Palmeira dos Índios, um só caminhão chegava a transportar, irregularmente, 900 frangos vivos. Já em Arapiraca, 2.060 animais em iguais condições eram transportados em outros três caminhões, totalizando 2.960 frangos vivos apreendidos nos dois municípios.
Caminhões com carga de frangos são apreendidos
FOTO: BPRV
Após lavrados os autos de infrações por parte da Adeal e o pagamento das multas cabíveis, a carga deve ser encaminhada com escolta ao seu estado de origem, Pernambuco, só podendo entrar novamente, no estado de Alagoas, se estiver em posse das Guias de Transporte Animal (GTAs).
Caso os donos da carga não paguem as multas, o BPRv informa que a Sefaz doará o material apreendido a instituições de caridade, após a inspeção sanitária da carga.
*Com Gazeta Web