Hospitais públicos de AL encontram maneira de aproximar pacientes com Covid-19 de seus familiares

O Hospital de Campanha Dr. Celso Tavares montado no Centro de Convenções, em Jaraguá, criou uma maneira para que pacientes internados por causa da Covid-19 possam ter contato com seus familiares de forma segura. O projeto ‘Olhar que salva’ tem levado um pouco mais de ânimo durante a recuperação dessas pessoas.

Sem poder receber visitas, os pacientes passam dias isolados para o tratamento da doença e a equipe médica percebeu que muitos estavam ficando deprimidos. O projeto aproxima familiares e pacientes por alguns minutos de forma segura, através do vidro.

“Com esse objetivo de amenizar a angústia, o medo e os pacientes ficarem um pouco menos deprimidos com a internação clínica, a gente observou e realizou essa visita pelo vidro que a gente nomeou de ‘Olhar que salva’. É justamente a família ter essa visibilidade do paciente que passa tantos dias aqui e tantos dias de distanciamento e conforta de alguma forma. Ele percebe que está evoluindo positivamente bem”, explicou a coordenadora de psicologia do hospital, Débora Caroline.

Foi através do contato visual que o paciente José Charles conseguiu aliviar um pouco a saudade da família. Ele mora em Boca da Mata e está há seis dias internado tratando os sintomas causados pelo novo coronavírus. Do vidro, ele conseguiu ver os parentes e conversou rapidamente com a filha.

“Eu trouxe para ele três cartinhas que eu disse que era para ele se aproximar da gente e saber como a gente estava; um terço, pra ele se sentir próximo de Deus e umas fotos para ele lembrar da gente já que não tem como ter contato”, disse a filha, Amanda Maria.

Durante a visita o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e todos precisam seguir os cuidados necessários para evitar a contaminação.

Os parentes também seguem um protocolo de segurança. O agendamento é feito de forma que a evitar aglomeração. Ao chegar, os familiares precisam aguardar na recepção onde recebem máscaras, capotes e luvas, já que muitos colocam as mãos no vidro como forma de se aproximar de quem está internado.

Outros hospitais do interior do estado também adotaram medidas parecidas como o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios e o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

Pacientes internados no Hospital de Campanha de Maceió ficam mais próximos dos familiares durante internação — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Pacientes internados no Hospital de Campanha de Maceió ficam mais próximos dos familiares durante internação — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *