Palmeira dos Índios conta com unidade de saúde para atendimento a comunidade indígena
Começou a funcionar nesta quinta-feira (9) a primeira Unidade de Atenção Primária Indígena – UAPI Xucuru Kariri, dos estados de Alagoas e Sergipe, na cidade de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas. O atendimento a comunidade indígena acontece de segunda à sexta, das 8h às 17 horas.
A unidade faz parte do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas/Sergipe e servirá para fortalecer os serviços de atenção primária em meio ao atual momento de pandemia do novo coronavírus nas comunidades indígenas, evitando que eles sejam levados a outras unidades de atendimento.
Segundo o Dsei Alagoas/Sergipe, até esta quarta-feira (8) Alagoas registrou 60 casos confirmados de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.
A Equipe Multidisciplinar de Atenção Básica à Saúde Indígena (EMSI), que já atendia a comunidade indígena da região, se organizou para continuar prestando os atendimentos de rotina no polo base e nas aldeias, e agora atenderão também na UAPI, que funciona dentro do polo base, no bairro Palmeira de Fora.
Serão beneficiados mais de 1.700 indígenas que vivem em nove aldeias no município.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Q/a/xn6aGGTsG2TnBFBdB3IA/uapi-palmeira.jpg?w=640&ssl=1)
Unidade de atendimento para indígenas começa a funcionar em Palmeira dos Índios, AL — Foto: Dsei Alagoas/Sergipe