Novo Decreto: Interior segue na fase vermelha e Maceió tem comércio reaberto

Ilustração

O novo decreto de isolamento social do governo do Estado dá início à reabertura econômica em Alagoas a partir da próxima sexta-feira (3). Em live no início da noite desta terça (30), o governador Renan Filho informou que a capital alagoana passará para a fase laranja do Distanciamento Social Controlado, enquanto o interior continuará na fase vermelha.

O documento estabelece ainda a retomada de lojas de ruas, com até 400 metros quadrados, salões de beleza, barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade total, mas mantém as lojas de shoppings centers e galerias fechadas. Todos os estabelecimentos autorizados a abrir as portas devem atuar de acordo com os protocolos sanitários.

O governador explicou que a decisão de avançar com a abertura em Maceió se dá em razão da consolidação da queda de óbitos e casos confirmados, o que ainda não acontece no interior do Estado. “Vamos precisar de mais uns dias para oferecer no interior o mesmo tratamento que Maceió”, disse.

Quanto a possibilidade de suspensão da reabertura, Renan Filho falou que segue “observando os casos e óbitos a cada momento” e reforçou que a população deve manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. Além disso, o transporte intermunicipal segue paralisado.

No momento, o secretario da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, aproveitou para ressaltar que a retomada só foi possível no momento em que Alagoas já contabilizava uma quantidade de leitos hospitalares suficientes para a sociedade conviver com a pandemia.

“Os próximos passos do governo precisam ainda mais da participação da população. A nossa responsabilidade como cidadão vai ser muito importante. A gente precisa continuar evitando aglomerações e precisamos continuar usando máscaras porque os próximos dias serão cruciais para Alagoas”, frisou.

Seguindo o plano do Distanciamento Social Controlado, a previsão é de que mais setores sejam autorizados a retomar o funcionamento normal a partir do dia 15 de julho, quando o Estado deve entrar na fase amarela. O início da nova etapa vai depender do cenário da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas.

Se colocada em prática, a fase amarela permitirá a abertura de shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes, com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, com 50% da capacidade.

Apesar do novo decreto entrar em vigor já nesta quarta (1º), a liberação dos estabelecimentos citados acima só começa a valer na próxima sexta (3), com o fim do atual decreto municipal, que também estabelece medidas de combate ao novo coronavírus.

DISTANCIAMENTO SOCIAL CONTROLADO

O andamento da aplicação do Distanciamento Social Controlado em Alagoas será orientado por uma Matriz de Risco. Para a passagem de uma fase para outra, três eixos estratégicos com seis aferidores servirão como critérios para estabelecer a evolução ou a involução do plano: capacidade hospitalar instalada, evolução dos óbitos e taxa de crescimento.

Já o Distanciamento Social Controlado foi dividido em cinco fases distintas: vermelha (risco elevado), laranja (risco moderado alto), amarela (risco moderado), azul (risco moderado baixo) e verde (risco controlado).

Os setores autorizados a funcionar em cada fase são:

Fase laranja (início em 3 de julho) – lojas do comércio de rua, com até 400 metros quadrados; salões de beleza; barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade;

Fase amarela (início em 15 de julho) – shoppings centers e estabelecimentos congêneres; bares e restaurantes funcionando com 50% da capacidade; e Transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% da capacidade;

Fase azul (início no final de julho/início de agosto) – academias, clubes e centro de ginástica, funcionando com 50% da capacidade;

Fase verde (início após todas as fases) – volta presencial de servidores públicos e das aulas presenciais.

*Com Gazeta Web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *