CSE: UM CLUBE QUE DEIXOU SAUDADES
O Centro Social e Esportivo de Palmeira dos índios, o CSE, foi um clube fundado no dia 21 de junho de 1947.
Participou a primeira vez do Campeonato Alagoano em 1966 e teve sua ultima participação em 1996, foi vice campeão estadual em 1977 e em 1987.
O Ultimo jogo disputado pelo clube foi no dia 7 de julho de 1996, em Palmeira dos Índios diante do CRB, 1×1.
UM NOVO CLUBE FOI FUNDADO
O Antigo CSE parou definitivamente em 1996, inúmeras e impagáveis dividas não permitiam mais a existência do clube e atividade. Para manter o futebol profissional na cidade se resolveu fundar um novo clube.
Foi fundado o Clube Sociedade Esportiva, legalmente nada tem haver com o antigo do CSE.
Não trata-se de um clube que mudou seu nome como já ocorreu na historia do CSA, Cruzeiro-MG, Palmeiras-SP e outros clubes, e sim da desativação de um clube e fundação de um outro.
1997: AMILTON DIDIER NÃO QUERIA O NOME CSE
Um dos maiores dirigentes da historia do clube, Amilton Didier (Falecido em 2009) presidente do antigo CSE na época (1996-97), queria que o novo clube a ser fundado tivesse o nome de CLUBE SPORTIVO PALMEIRENSE, mas sua vontade não foi aceita pelo restante dos componentes da reunião que tratava de fundar este novo clube na cidade, foi sugerido por este grupo que o novo clube tivesse um nome que desse no final a sigla C.S.E, para digamos, “Fazer de conta” que era o mesmo clube fundado em 1947 e que parou em 1996, então foi escolhido o nome Clube Sociedade Esportiva.
Fundado e registrado, o novo clube se filiou a federação alagoana para disputar a 2ª divisão de 1997 onde chegou na final contra o Corinthians Alagoano, em 1998 disputou seu primeiro jogo na 1ª divisão de Alagoas no dia 8 de março de 1998 em Capela, Capela 1×1 CSE.
Em 1997 o presidente do clube Amilton Didier deu uma longa entrevista ao também saudoso repórter Jurandir Costa da rádio Progresso sobre a extinção do antigo CSE e a fundação de um novo clube, abaixo o trecho onde fala da ideia do nome Palmeirense.
Fonte: Blog do Walter Luís