Nº de suicídios na Ponte do Reginaldo sobe na pandemia, e MPE cobra solução
Um procedimento administrativo, instaurado pela 66ª Promotoria de Justiça da Capital, vai sugerir ao Município de Maceió que adote providências no sentido de evitar que novos suicídios ou tentativas aconteçam na ponte sobre o Reginaldo, na Avenida Leste Oeste, no bairro do Feitosa. O Ministério Público Estadual (MPE) recebeu a denúncia de que casos assim têm aumentado durante a pandemia. A publicação consta no Diário Eletrônico do Ministério Público Estadual (MPE) desta sexta-feira (19).
A Prefeitura de Maceió, por sua vez, esclareceu que os trabalhos de colocação de grades de proteção no local já foram iniciados.
O promotor Jorge José Tavares Dória foi informado, por meio da Ouvidoria do MPE, numa denúncia feita por um cidadão alagoano, que é cada vez mais comum ver pessoas desesperadas irem até o equipamento para tirar a própria vida. Algumas situações são evitadas, mas, em grande parte dos episódios, não há tempo de resgate.
O relato dava conta de que as consequências provocadas pelo novo coronavírus, sobretudo no âmbito psicológico, fizeram com que o número de ocorrências de suicídios aumentasse drasticamente nos últimos meses. O denunciante pedia que o poder público adotasse algumas medidas para dificultar a prática suicida.
Diante disso, o promotor abriu o procedimento administrativo e deve expedir uma recomendação à Prefeitura de Maceió para sugerir adoção de providências para dar uma solução. Uma delas, sugerida por parlamentares, é a colocação de grades de proteção em toda a extensão da ponte sobre o Reginaldo.
REPAROS
Em nota, divulgada nessa quinta-feira (18), o Município de Maceió informou que deu início aos serviços para a instalação de grades de proteção no local. A obra faz parte do Programa Nova Maceió e tem o objetivo de levar mais segurança à população. O prefeito Rui Palmeira (PSDB) afirmou que a obra visa preservar vidas e evitar acidentes.
O serviço terá duração de, aproximadamente, um mês. Os trabalhos estão na fase inicial, com a execução de alguns reparos na ponte para a posterior colocação das grades.