Cresce em Alagoas número de pedidos de seguro-desemprego
O número de solicitações do seguro-desemprego cresceu em Alagoas no mês de maio deste ano. Foram mais de 8 mil solicitações, número maior que o registrado no mês anterior e maior também que o mês de maio de 2019. A informação foi divulgada terça-feira (9) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
Veja abaixo os números exatos de cada período:
- maio/2020: 8.247 solicitações de seguro-desemprego
- abril/2020: 5.687
- maio/2019: 7.177
Em todo o Brasil, foram 960.258 pedidos de seguro-desemprego em maio deste ano, 53% a mais do que o verificado no mesmo mês do ano passado.
A economia global tem sido abalada pela pandemia do novo coronavírus e os reflexos também foram sentidos em Alagoas, que começou a implantar medidas de isolamento social na segunda quinzena de março, com o fechamento de diversos estabelecimentos e serviços considerados não essenciais.
Pedidos podem ser feitos online
Como a pandemia exige cuidados para evitar aglomeração, a maioria dos pedidos foi feita de forma online. No mês de maio, 94% das solicitações foram virtuais.
Isso pode ser feito de duas maneiras:
- acessando o portal https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego
- usando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em aparelhos que usam os sistemas operacionais Android e iOS
Nos dois casos, o trabalhador pode dar entrada no pedido do seguro. Isso deve ser feito de 7 a 120 dias após a demissão.
Quem precisar tirar dúvidas, ainda pode usar o telefone 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita de telefone fixo de todo o país.