Dos testes de coronavírus feitos no Lacen Alagoas desde o início da pandemia, 54% deram positivo
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 54,8% dos testes feitos no estado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) deram positivo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1).
Nos últimos dias, o crescimento dos casos positivos tem sido cada vez maior. Até a noite de domingo (31), o estado tinha 10.288 casos confirmados da Covid-19, uma alta de 1065 casos em apenas 24 horas.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), setor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) responsável pelo recebimento, tabulação e envio dos resultados, além do contágio acelerado, o processamento de diagnósticos represados contribuíram para o crescimento vertiginosos.
“São resultados [de testes] que estavam na base e conseguimos atualizar. Não são necessariamente todos de um mesmo dia. Estamos trabalhando muito para atualizar os casos positivos o mais rápido possível nos boletins diários”, afirma Waldinéia Maria, coordenadora do CIEVS.
O CIEVS passou a operar em turnos durante as madrugadas para acelerar a contabilização dos testes. Além disso, também houve uma ampliação da testagem nas centrais de triagem e no Lacen.
De acordo com a Sesau, a proporção de testes realizados em relação às amostras coletadas em Alagoas é de 71,05% dos diagnósticos liberados.