Rajadas de vento causam destruição no litoral norte de Alagoas

Rajadas de vento causam destruição no litoral norte de Alagoas — Foto: Thayla Paiva/ Arquivo pessoal

Moradores do povoado Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, foram surpreendidos na manhã deste domingo (24) por rajadas de vento que causaram destruição na localidade. Algumas casas tiveram parte do telhado arrancado. Em uma delas, o portão foi derrubado. Com medo, as pessoas se trancaram dentro dos imóveis esperando o vento passar. Ninguém ficou ferido.

Os ventos começaram pouco antes das 8h da manhã. A moradora Gardênia Alves, que é dona de uma pousada em frente à praia, disse que tudo aconteceu muito rápido, em menos de 10 minutos. Mas foi tempo suficiente para causar destruição e deixar todos assustados.

“Foi uma coisa rápida e ao mesmo tempo destruidora. A gente ficou vendo as telhas voando. Uma loucura”, disse ela. A moradora contou ainda que não chovia forte no momento e o barulho foi grande. “Apesar do susto, ninguém ficou ferido, foram só prejuízos mesmo”, concluiu.

Previsão do tempo

Os moradores da região classificaram o fenômeno com um tornado ou ciclone mas, segundo o meteorologista Vinicius Pinho, coordenador da sala de alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o que aconteceu foram rajadas fortes de vento.

“A explicação para esses ventos fortes seria a formação de um tipo de nuvem, chamada de cumulonimbos, que proporciona as condições ideais para esse tipo de vento forte”, explicou.

Defesa Civil havia emitido um alerta para Maceió, com risco de alagamento e deslizamento, e também para a zona da mata e litoral norte. Segundo o aviso, chuvas com intensidade moderada a forte com algumas pancadas intensas e rajadas de vento, podem gerar acumulados significativos nessas regiões.

Se as condições climáticas permanecerem, as rajadas de vento podem voltar a ocorrer na região.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *