Covid-19: Belém instala barreiras para controlar acesso de visitantes à cidade

FOTO: DIVULGAÇÃO

Mesmo sem ter pessoas com diagnóstico confirmado para coronavírus, o município de Belém, na região Agreste de Alagoas, está intensificando os trabalhos para coibir a que a doença se espalhe entre os cerca de 5 mil moradores. Nesta semana, três barreiras sanitárias foram implantadas na cidade, medida que tem controlado o acesso de visitantes e também monitorado os munícipes.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belém, Jenise Ferreira, as barreiras funcionam nas entradas principais da cidade, além de uma no acesso ao povoado Barro Vermelho, que é um dos mais populosos. A gestora esclarece que o acesso de pedestres e veículos está sendo controlado das 6h às 22h, período em que agentes municipais fazem abordagens e somente permitem a entrada de moradores de Belém e de prestadores dos serviços essenciais vindos de cidades vizinhas. Até o momento, foram identificados 18 casos suspeitos de Covid-19 na cidade.

“Nossas equipes estão nos locais para abordar todos que chegam a Belém. Estão sendo preenchidos formulários com a identificação daqueles que apresentarem sintomas gripais, que recebem orientações sobre o atendimento ofertado no Posto de Saúde Municipal. Em relação a pessoas de outras cidades, somente está sendo permitida a entrada dos que forem prestadores de serviços essenciais, a exemplo de alimentação e bancários. Nestes casos, se houver sintoma gripal, será recomendado o retorno para a sua cidade de origem, onde deve procurar a unidade de saúde mais próxima”, explicou Jenise Ferreira.

Ainda segundo ela, as barreiras serão mantidas durante todo o período de pandemia. Sobre os números em relação à proliferação do novo coronavírus, a titular da SMS reiterou que não há casos confirmados. Estão contabilizados 1 óbito suspeito, 18 casos suspeitos, 7 casos descartados e 38 casos monitorados, que são de pessoas vindas de outras cidades. “Assim que há a ciência sobre a presença de visitantes de pessoas de fora de Belém, a nossa equipe realiza uma visita para acompanhar o estado de saúde e esta pessoa assina um termo de compromisso, devendo permanecer em isolamento por 14 dias”, completou Ferreira.

Além das barreiras sanitárias, a Prefeitura de Belém, por meio da SMS, está realizando a desinfecção de áreas públicas e controlando o fluxo de pessoas onde normalmente há aglomeração, a exemplo das casas lotéricas e unidades bancárias. Nestes locais, foram instaladas tendas com a presença de agentes de saúde para orientar a população e garantir o distanciamento, com cadeiras com espaçamento adequado.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *