Municípios de Alagoas estão sob alerta para rompimento de barragem em PE há 15 dias

As obras na barragem Ipanema I, localizada no município de Águas Belas, em Pernambuco, foram autorizadas e devem começar nesta segunda (21), segundo informou a Defesa Civil de Alagoas. Desde o dia 03 de abril, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vem acompanhando a situação da barragem pernambucana que ameaça atingir cidades do sertão do estado.
As autoridades dos dois estados entraram em alerta quando observaram que a estrutura da barragem está comprometida porque apresenta fissuras, causando a ameaça de rompimento.
Segundo o capitão Allan Cavalcante, da Defesa Civil estadual, o prazo máximo de conclusão das obras é de 30 dias. Até lá, o alerta ficará mantido para os moradores das cidades alagoanas de Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Olivença e Batalha, que correm risco de inundação pelo rompimento. A orientação é para que todos evitem ficar no leito do Rio Ipanema até que a obra seja finalizada.
“Em caso de rompimento, o volume de água seria menor que o da inundação ocorrida no início do mês, que foi a maior registrada nos últimos 40 anos. Mesmo assim, apresenta risco, principalmente para aquelas pessoas que sobrevivem da pesca ou costumam tomar banho e lavar roupas no rio”, informou.
Desde a divulgação do primeiro alerta, as autoridades alagoanas têm recomendado aos moradores que residem às margens do Rio Ipanema que fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.