Enchente deixa rastro de destruição em Santana do Ipanema, AL
A enchente provocou destruição no município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Moradores tentavam, nesta quarta-feira (1), algum material que sobrou das casa e também fazer a limpeza dos imóveis.
As águas derrubaram muros, arrastaram móveis e eletrodomésticos. Um morador contou que a geladeira da casa dele foi arrastada até uma árvore.
O cenário de destruição tem portões de residências arrancados, muros derrubados, móveis do lado de fora das casas.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, mais de 1400 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Elas estão em uma escola municipal e na casa de parentes ou conhecidos.
Os desabrigados e desalojados estão vivendo de doações. Os moradores contaram que nunca viram Santana do Ipanema em situação semelhante.
O nível do Rio Ipanema chegou a ficar sete metros acima do normal. As fortes chuvas que caíram provocaram o aumento do volume do rio, que invadiu casas e derrubou postes na cidade.
Moradores da cidade enfrentam fortes chuvas desde o dia 25 de março. Depois que o Riacho Camoxinga e o Rio Ipanema transbordaram, a prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência pelo período de 90 dias.
Nível do Rio Ipanema subiu com chuvas e provocou destruição em Santana do Ipanema, AL — Foto: Reprodução/TV Gazeta