Sobe para 12 o número de casos confirmados de coronavírus em Alagoas, diz secretaria
Alagoas confirmou mais um caso do novo coronavírus, fazendo subir para 12 a quantidade de pacientes que testaram positivo no estado. A informação consta no novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (27) pela Secretaria da Saúde (Sesau).
Dos casos confirmados, 11 são de Maceió e 1 de Porto Real do Colégio. A maioria segue em tratamento domiciliar, um foi curado e dois pacientes estão hospitalizados, mas não em estado grave.
“São duas pessoas hospitalizadas, mas fora do tratamento intensivo. Temos outras pessoas hospitalizadas, mas que ainda não saíram os resultados [dos testes para coronavírus]”, esclareceu o secretário da Saúde, Alexandre Ayres.
Os casos em investigação agora são 302, em 43 municípios. Até quinta (26), eram 274 casos suspeitos. O Laboratório Central de Alagoas (Lacen) já descartou 224 casos.
Veja abaixo os municípios e a quantidade de casos suspeitos em cada um:
- Maceió – 192
- Arapiraca – 19
- Boca da Mata – 15
- Campo Alegre – 6
- Rio Largo – 6
- Maragogi – 5
- Santana do Ipanema – 5
- Marechal Deodoro – 3
- Maravilha – 3
- Satuba – 3
- Palmeira dos Índios – 3
- Flexeiras – 2
- Jequiá da Praia – 2
- Cajueiro – 2
- Mata Grande – 2
- Ouro Branco – 2
- Olho d’Água das Flores – 2
- Monteirópolis – 2
- Piranhas – 2
- Poço das Trincheiras – 2
- União dos Palmares – 2
- Barra de Santo Antônio – 1
- Barra de São Miguel – 1
- São Miguel dos Campos – 1
- Belém – 1
- Colônia Leopoldina – 1
- Coqueiro Seco – 1
- Craíbas – 1
- Delmiro Gouveia – 1
- Feira Grande – 1
- Ibateguara – 1
- Igaci – 1
- Jacuípe – 1
- Jundiá – 1
- Major Izidoro – 1
- Maribondo – 1
- Olho D’Água Grande – 1
- Paripueira – 1
- Penedo – 1
- Piaçabuçu – 1
- São José da Tapera – 1
- São Brás – 1
- Teotonio Viela – 1
Prazo do decreto de emergência
Durante a transmissão pela internet para atualizar os casos de coronavírus, o governador Renan Filho (MDB) também falou sobre uma possível renovação do decreto de emergência, que pôs o estado em isolamento e termina no domingo (29).
“Certamente o decreto irá adiante para várias áreas, as aulas também continuarão suspensas por um período… Nós vamos discutir com os setores produtivos um caminho. Mas o fundamental é que os especialistas da área de saúde entendem que, nesse período, é um risco muito grande a gente abrir de maneira geral e irrestrita, porque isso pode ser cobrado em vidas”, disse o governador.
O secretário Alexandre Ayres também reforçou a necessidade do isolamento social para frear o avanço da Covid-19 no estado.
“Eu vejo o mercado pressionando muito, mas nós temos que ter muito cuidado. Quem está abrindo antes da hora está correndo sério risco e vai pagar esse preço mais na frente”, disse Ayres.