Nível do Rio Ipanema baixa, mas bombeiros seguem em alerta em Santana do Ipanema, AL

Baixou o nível do Rio Ipanema, no Sertão de Alagoas, mas bombeiros seguem em alerta por causa de chuvas — Foto: Corpo de Bombeiros de Alagoas

O nível do Rio Ipanema, no município de Santana do Ipanema, sertão alagoano, baixou e chegou a 360 centímetros, na manhã desta sexta-feira (27). Segundo o Corpo de Bombeiros, embora seja um nível seguro, a região ainda permanece em alerta. A prefeitura decretou situação de emergência pelo período de 90 dias.

Na noite de quinta (26), o Rio Ipanema atingiu seu nível máximo, 515 centímetros. Na quarta (25), o Riacho Camoxinga transbordou. O fenômeno foi provocado pelo grande volume de chuva que atingiu a região. Mais de 200 famílias tiveram que deixar suas casas e imóveis foram destruídos pela força da água.

“Como a situação ainda requer especial atenção, o Corpo de Bombeiros permanece em alerta e monitorando o nível das águas do Rio Ipanema e do Riacho Camoxinga, a fim de proteger a população ribeirinha”, informa o Corpo de Bombeiros.

Segundo o CBM, das famílias afetadas, 20 ainda permanecem nos abrigos e as demais estão retornando para suas casas. 50 pessoas estão alojadas no Centro Bíblico e outras 35 na Associação Nossa Senhora de Fátima. Uma campanha de mobilização para arrecadar doações segue por todo o estado.

25 militares, cinco viaturas terrestres e duas aquáticas foram empregadas nas ações realizadas nesta manhã. Permanecem no local os militares de Santana do Ipanema e do Grupamento de Salvamento Aquático, totalizando 12 bombeiros militares empregados e oito escalados de sobreaviso pelo plano de chamada.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *