Inundação em Santana do Ipanema, AL, causa danos em mais de 100 moradias

A cheia do Rio Ipanema e do Riacho Camoxinga, em Santana do Ipanema, provocou danos em mais de 100 casas na noite de quarta-feira (25). O governo de Alagoas informou nesta quinta (26) que vai liberar recursos para recuperação do município.

O fenômeno foi provocado pelo grande volume de chuva que atingiu a região. Cerca de 50 pessoas perderam suas casas e precisaram ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, mas o desastre afetou aproximadamente 200 famílias que viviam próximo ao leito dos rios.

O governador Renan Filho (MDB) visitou a cidade nesta tarde. “O Governo do Estado aguardará o decreto municipal de emergência para que possamos liberar recursos e enfrentar esse momento difícil”, afirmou.

Segundo a prefeitura de Santana do Ipanema, a elevação acima do normal do riacho Camoxinga foi inesperada. “Foi realmente fora da previsão essa tromba d’água. Vamos sair dessa, como saímos de situações piores”, disse o prefeito Isnaldo Bulhões.

As famílias desabrigadas estão precisando de colchões, cobertores, água potável e alimentação. Parte delas foi levada para o campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a outra parte para a Igreja de São Cristóvão.

O morador da região, José Everaldo Silva diz que a população viveu dias de desespero. “Foi muito difícil à noite. Tinha um alerta de um grande volume de água de manhã, mas só chegou à noite. O nível da água subiu muito e foi até uns 3 metros nas casas mais próximas”, lamenta.

Campanha por doações

Campanha arrecada doações para famílias afetadas pela cheia em Santana do Ipanema — Foto: DivulgaçãoCampanha arrecada doações para famílias afetadas pela cheia em Santana do Ipanema — Foto: Divulgação

Campanha arrecada doações para famílias afetadas pela cheia em Santana do Ipanema — Foto: Divulgação

 

 

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *