Cobradora de ônibus de Maceió nega suspeita de coronavírus
Em conjunto com os dados reais sobre a propagação do novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas, diversas fake news – notícias falsas – também têm circulado nas redes sociais e assustado os alagoanos. Uma delas surgiu no último sábado (21), com uma cobradora da empresa Real Alagoas.
Tudo começou com uma foto em que mostra a mulher visivelmente mal. A imagem foi compartilhada ao lado de um áudio que, inclusive, afirma que ela trabalha na linha Salvador Lyra/Ponta Verde. “É verdade. Eu tô no horário dela, dessa cobradora aí. Ela tá com suspeita de coronavírus. Eu tô trabalhando aqui com o motorista dela”, diz a voz de um homem.
Para esclarecer a situação, que alarmou os amigos e familiares, a cobradora gravou, nesta segunda-feira (23), um vídeo em que negou estar entre os suspeitos do vírus e relatou que passou mal por ter asma – doença respiratória – e estar gripada.
“Como todos sabem, estamos nos protegendo com máscaras e álcool em gel. Para quem não sabe, tenho asma e estou gripada. Por esse motivo, eu passei mal. […] Peço, delicadamente, aos que usaram minha foto e aos que estão circulando minha imagem nas redes sociais que, por gentileza, repassem meu vídeo”, explicou.
O caso foi confirmado como fake news pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros (Sinturb), que informou que a cobradora foi levada a uma unidade hospitalar para o atendimento médico necessário e, em seguida, foi liberada.
Fonte: Gazeta Web