Chuva forte em Maceió deixa ruas e avenidas alagadas
A chuva forte que cai em Maceió nesta quinta-feira (20) causou alagamentos em diversas ruas e avenidas. A situação provocou intensos congestionamentos na região da orla e também na parte alta da capital alagoana.
Na Jatiúca, ruas próximas à Avenida Antônio Gomes de Barros ficaram alagadas e o trânsito ficou lento na região. Na orla, próximo ao totem “Eu Amo Maceió”, a água acumulou no calçadão e na Avenida Silvio Viana. Ruas no entorno da Praça do Skate, na Ponta Verde, também ficaram alagadas.
Na Cambona também foi registrado alagamento. Por causa da água na avenida principal, muitos motoristas tiveram que desviar por ruas paralelas, o que causou congestionamento.
O trânsito ficou lento também em ruas no bairro do Farol, em Cruz das Almas, na Ponta Verde e no Tabuleiro do Martins.
Avenida Silvio Viana e parte do calçadão da orla da Ponta Verde foram tomados pela água em Maceió — Foto: Matheus Ernesto/Arquivo pessoal
Previsão de chuva até sexta
O coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Dados da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Humberto Barbosa, explicou que a mudança no clima aconteceu pela combinação de dois sistemas que estão provocando as chuvas.
Um dos sistemas é a zona de convergência, que atua na quadra chuvosa; e outro é o ciclone, ventos em altos níveis que provocam nuvens carregadas favorecendo as chuvas. Segundo o professor, a tendência é que o volume de água reduza até esta sexta-feira (21).
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) emitiu um alerta de que as condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, próximas a Alagoas, estão favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva com intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios.
A previsão é que isso aconteça nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas outras regiões deve ocorrer chuva fraca à moderada, intercalando com períodos de tempo seco.
Avenida Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca, ficou alagada em Maceió — Foto: Patrícia Barros/Arquivo pessoal