Causa de incêndio no monumento cultural ‘bumba meu boi’ será investigada
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), vai pedir uma investigação para apurar se o incêndio na escultura “Bumba meu boi” foi criminoso. A obra do artista plástico Rogério Sarmento foi atingida pelo fogo na tarde dessa quinta-feira (13), na orla da Praia da Pajuçara.
Segundo o presidente da FMAC, Vinícius Palmeira, ainda não se sabe, ao certo, o que teria provocado o incêndio, mas que um inquérito deve ser aberto para investigar as causas.
“O coronel Bolivar [da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social] já deve ter iniciado alguma investigação. Tudo será apurado para saber se o incêndio foi criminoso, até mesmo porque algum morador de rua pode ter sido o alvo principal. Parece que tem uma pessoa instalada lá [na estrutura] e um indício de que alguém teria colocado fogo. É preciso ser investigado”, disse o presidente à rádio 98.3 FM.
Apesar do incêndio, a estrutura do bumba meu boi não foi danificada. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado, mas, ao chegar no local, o fogo já tinha sido controlado por moradores da região.
Nos próximos dias, o monumento deverá passar por reparos. “Nós vamos entrar em contato com o artista Rogério Sarmento para fazermos os reparos. Devemos tomar as providências no decorrer desses dias para resolver isso”, afirmou Palmeira.