Delegação do Nordeste conhece inovação e tecnologia no Show Rural Digital
Neste ano, algumas das maiores empresas de inovação e tecnologia do mundo estão em Cascavel participando da segunda edição do Show Rural Digital.
A Coopavel foi uma das representadas dentre 28 cooperativas brasileiras estiveram dias atrás em San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), para conhecer novidades que mexem e movimentam os indicadores do agronegócio no mundo. Os conteúdos foram repassados por pesquisadores, cientistas e até engenheiros da Nasa, alguns inclusive com indicações para o Nobel, o mais destacado prêmio de reconhecimento e valorização à educação, pesquisa e inovação da história que estão sendo mostrados no Show Rural.
O presidente da Carpil, Luciano Monteiro acompanhou Herbert Oliveira, do DECRED/SAF/MAPA, na manhã de ontem (05), para vivenciar o Show Rural Digital da COOPAVEL, na busca de tecnologias para fortalecermos a sucessão familiar, principalmente no meio rural.
Os produtores nordestinos também acompanharam de perto os avanços tecnológicos. Na pecuária de precisão com um programa de computador, eles acompanham o desenvolvimento do rebanho. O uso de drones representa outra alternativa para tornar mais competitiva a adoção do controle biológico e vem movimentando o mercado no Sul do país com utilização de parasitoides para o controle de insetos-praga; uso de vírus para controle de insetos-praga; e uso de bactérias para o controle de insetos-praga no Brasil.
No Show Rural algumas das maiores empresas de inovação e tecnologia do mundo estão em Cascavel para participar da segunda edição do Show Rural Digital. As empresas mais recentes são da Plug and Play, a mais ativa aceleradora mundial da atualidade, a AWS (ligada à Amazon) e a Climate Corporation, subsidiária da Bayer líder da indústria em inovação digital para a agricultura. “Não precisa mais ir ao Vale do Silício para obter tecnologia. No próximo ano, nossa caravana estará abrindo vagas para estudantes de engenharia da computação e profissionais do setor. O pensamento e o agir trouxeram o Vale do Silício para o Show Rural, e mostra que é possível dar saltos de competitividade em inúmeras áreas, inclusive no agronegócio, e isso já chegou ao Paraná e pode chegar aos estados do Nordeste”, explicou Monteiro, que acrescentou, “os produtores do Paraná já podem acompanhar de perto os avanços tecnológicos, como Cocho de sal com antena Wi-Fi. Chip na orelha do boi e controle de ração e mais vinte tipos de diversidades feitos pelo computador. Todas essas tecnologias já estão em andamento no show rural. A pecuária de precisão: com esse programa acompanha o desenvolvimento do rebanho”, pontuou o líder da delegação nordestina.
Trator Solidário
A caravana da Carpil participou nesta manhã (06), do lançamento do programa Trator Solidário numa parceria do Banco do Brasil e o Governo do Estado do Paraná. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o Secretário de Agriculrura do Paraná, Norberto Ortigara foi recepcionado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli e representantes do BB cumpriu agenda no Show Rural Coopavel, em Cascavel.
“É sempre uma alegria e muito bom conviver com o povo nordestino nessa grande integração do agronegócio. Tenho visto uma caravana enorme do Nordeste, e isso nos deixa feliz, porque tanto aprendemos como também ensinamos nossos conhecimentos deixando assim uma grande lição de integração para o país”, afirmou Ratinho Jr.
O líder da caravana, Luciano Monteiro afirmou que o modelo do Paraná pode ser implantado em estados do Nordeste. “Esse programa beneficia especialmente os micro e pequenos produtores. Pelo programa, os tratores são financiados com melhores condições e juros, através de uma parceria entre Governo do Paraná e Banco do Brasil, e pode servir de modelo para outros estados do nordeste”, explicou Luciano Monteiro, que lidera a caravana nordestina.
Participaram da entrega várias instituições, como Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o Instituto Emater, Fomento Paraná, Agentes Financeiros Oficiais, Cooperativas de Crédito e fabricantes de implementos, equipamentos, tratores e máquinas agrícolas.
Outras atividades
Ainda durante as atividades neste quinto dia de evento, a caravana realizou dia de campo no espaço Emater para conhecer variedades de frutas e artesanato.