Luciano Barbosa utiliza helicóptero da SSP para ir a cavalgada em PE

O retorno ao comando do estado de Alagoas do vice-governador em exercício, Luciano Barbosa (MDB), foi marcado, nessa sexta-feira (31), por um compromisso inadiável em sua agenda política. Tanto que ele retirou um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), que é utilizado para o combate ao crime no interior, para levá-lo a uma cavalgada no município pernambucano de Bom Conselho, distante 78,3 km de Arapiraca.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o helicóptero pousando em um campo de futebol amador e Luciano Barbosa desembarcando ao lado de aliados políticos de Arapiraca.

Como de costume, sempre que assume o governo, ele prioriza a agenda política/administrativa em seu reduto eleitoral. Desta vez, além dele, a aeronave também levou alguns aliados políticos de carona. A cavalgada faz parte da programação oficial de Arapiraca, que comemora, neste domingo (2), o dia da Padroeira Nossa Senhora de Bom Conselho. O percurso percorrido é uma alusão histórica ao que fez o fundador da cidade, o comerciante Manoel André.

Já que é a maior autoridade do Estado, possivelmente, Barbosa tenha sido o convidado oficial para o evento que integra a programação de sua terra natal, onde pode vir a disputar mais uma vez a prefeitura. Sendo assim, o fato de usar o helicóptero não seria ilegal, porém, não é ético, já que o principal argumento do governo Renan Filho (MDB) para não conceder reajustes e praticar arrocho contra os servidores – ativos e aposentados – é o impacto aos cofres públicos.

Os custos envolvidos para viabilizar o transporte das autoridades não são conhecidos até o momento. A Gazeta de Alagoas descobriu que o equipamento aéreo fica à disposição do comando da Secretaria de Segurança Pública de Arapiraca para atender a região do Agreste e Sertão, sobretudo no combate aos crimes. Ou seja, a partir do momento que o helicóptero serviu ao interesse pessoal e político de Barbosa, desviou sua finalidade, ao passo em que não só gastou combustível, como também tirou da função o piloto escalado para o plantão no referido horário.

As imagens que revelam o uso do helicóptero da Segurança Pública pelo vice-governador mostram o momento em que a aeronave pousa em um campo de futebol na cidade pernambucana, onde algumas lideranças políticas já o aguardavam. Em seguida, em outra postagem, Barbosa e aliados políticos aparecem fazendo um pronunciamento numa igreja de onde a imagem sacra de Nossa Senhora do Bom Conselho saiu com destino a Arapiraca.

Diante do flagrante que mostra o desvio de finalidade, a reportagem ouviu integrantes da Segurança Pública que revelaram constrangimento pelo fato de o vice-governador usar o helicóptero para um evento festivo fora de Alagoas. Os militares se queixam do fato de que, diante da realidade de violência que a região do Sertão e Agreste enfrenta, o equipamento aéreo não poderia ser retirado da sua atividade-fim no interior, deixando desguarnecidas as equipes policiais que trabalham contra o crime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *