Giro político de AL por: B. Mata, Marechal, Capela, Cajueiro, Messias, Delmiro, Satuba, P. Açúcar e Maribondo

Boca da Mata – Ex-prefeito Zé Tenório articula a formação de grupo político, a fim de entrar forte na disputa pela Prefeitura de Boca da Mata agora em 2020. Tem argumentado que seu maior cabo eleitoral é a atual administração, que praticamente nesse segundo mandato abandonou por completo os serviços públicos. Gustavo Feijó atual prefeito e vice-presidente da CBF (região Nordeste) deixou boa parte de seu governo nesses últimos três anos, sendo administrado pelo vice, Valter Acioli. Chegou até articular uma renuncia; mas, desistiu depois de muita zoada em torno de tal abandono.

Maribondo -Ainda não surgiu publicamente um opositor disposto a concorrer a Prefeitura de Maribondo. Apena especulações; onde são citados Claudivan Almeida (irmão do ex-prefeito Cleovan) e do presidente da Câmara, vereador Hugo Ribeiro. Na expectativa, o  ex-prefeito Roberto Sapucaia aguarda um resultado da Justiça, acreditando que se encontra  disposto e preparado para  entrar na guerra eleitoral.

Maribondo II – Desgastado com problemas de prisão, por consequência de ter espancado a mulher e recentemente flagrado com arma de fogo e  com cerca de um quilo de cocaína, o atual prefeito Leopoldo Pedrosa dificilmente entrará para a reeleição. Até porque seu conceito  está em baixo; e reverter tal situação perante o eleitor é muito complicado. É de se saber que por determinação da justiça, há um bom tempo Leopoldo usa tornozeleira. Seu vice, Serginho Marques ainda não se pronunciou se vai encabeçar uma chapa na disputa.

Capela   –Prefeito Adelminho Calheiros e o ex-prefeito Eustaquinho Moreira prometem travar mais uma vez uma disputa pela Prefeitura de Capela. O embate deste ano é para desempatar o jogo eleitoral, que por enquanto está no 1 x 1.  Nas redes sociais a oposição trabalha no sentido de captar falhas da administração pública para divulgar; enquanto que o time de Adelminho acelera propagando via vídeos bem produzidos, as mudanças positivas que o gestor vem tocando.

Cajueiro – O clima eleitoral na cidade de Cajueiro por enquanto continua morno, sobretudo porque os principais políticos que sempre se revezaram no poder estão mais desgastados do que nunca. O que se sabe é que não existe uma terceira opção de peso. Até o próprio atual vice-prefeito Zé Carlos do PT, ficou queimado por ter se aliado ao prefeito Palmery. A outra banda podre é formada por Lucila Toledo e o esposo, Fernando, ambos já comandaram a Prefeitura.

Pão de Açúcar – Jorge Dantas tem tudo para retornar a Prefeitura da calorenta cidade de Pão de Açúcar; assim como seu concorrente direto, o ex-prefeito Cacalo. Detalhe é que o município ficou estrangulado ao longo desses últimos três anos de governo, sobretudo pela incompetência do prefeito Flavinho, que de tanta fraqueza no poder chegou a entregar o cargo para o seu vice Clayton Farias Pinto agora em dezembro. Flavinho alegou problema de saúde. Sabe-se que lá o povo clama por um candidato diferente, sobretudo que possa fazer  uma gestão sem picuinha.

Satuba – O vice-prefeito de Satuba, Marcelo Malta sonha em disputar a eleição deste ano no pacato município da região metropolitana de Maceió. Isso porque o prefeito Paulo Acioly está no seu segundo mandato consecutivo, razão de ficar impossibilitado de concorrer mais uma vez. Em Satuba, o que existe é uma carência do eleitor quanto a falta de um opositor de peso e com qualidade de assumir o cargo.

Messias – Adelmo Júnior, secretário de Gabinete do prefeito Luiz Emílio é o cara indicado pela atual gestão para concorrer a Prefeitura. Lá em Messias, a figura autêntica do opositor praticamente não existe. Politicamente quem coloca as cartas na mesa é o ex-prefeito Jarbinhas; que  agora articula garantir a sexta eleição seguida nas mãos da família.

Messias II– É bom lembrar que nesta gestão, Jarbinhas renunciou o cargo de prefeito quando estava há pouco mais de um ano à frente da Prefeitura, a fim de disputar uma vaga na Câmara Federal. Resultado: o irmão Luiz Emílio como vice assumiu definitivamente o cargo de prefeito; e quanto a Jarbinhas, esse desistiu de concorrer ao cargo federal num momento em que a campanha ainda não tinha nem esquentado.

Delmiro Gouveia – Em Delmiro, o ex-prefeito Lula Cabeleira tentar impedir a reeleição do prefeito Padre Eraldo, anunciando a filha, Ziane Costa como candidata a prefeita. O PT aposta na candidatura majoritária do vereador Pedro Paulo; esse que assumiu sua cadeira na  Câmara, graças a uma carona concedida por Daniel Marques, que misteriosamente renunciou o cargo de vereador, meses após ser leito. Quanto ao prefeito Padre Eraldo, esse ganhou força nesses últimos dois anos, principalmente tocando obras e colocando nos eixos a bagaceira encontrada na administração pública.

Marechal Deodoro – A eleição deste ano em Marechal  promete mais uma vez ser acirrada; a exemplo do que ocorreu em 2016, quando o atual prefeito, Cacau venceu apertadamente seu opositor Júnior Damaso por uma diferença de apenas oito votos, cujo placar nas urnas foi de 13.536 x 13.528. Pois essas duas figuras  voltam a se enfrentar este ano, cuja disputa deodorense pode ter ainda o ex-prefeito Cristiano Matheus, tido como forte candidato. Conforme uma fonte existe a possiblidade de uma composição de uma chapa formada por Júnior e Matheus, mas o impasse é que nenhum quer ser o vice.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *