Arapiraca anuncia a construção de hospital referência no tratamento de câncer
A prefeitura de Arapiraca divulgou nessa quarta-feira (15) que o Hospital de Câncer de Barretos, agora Hospital de Amor, vai chegar em Alagoas. A construção da primeira unidade de prevenção do hospital em Alagoas – e a 21ª no Brasil – começa ainda este ano.
A conquista será viabilizada através de emendas parlamentares da deputada federal Tereza Nelma e do senador Rodrigo Cunha, que serão utilizadas na construção da unidade, em terreno doado pela Prefeitura de Arapiraca, a partir de aprovação do Poder Legislativo Municipal.
A ideia é iniciar na cidade os serviços do Hospital de Amor, a partir do departamento de prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo do útero. Além da unidade fixa, que será a clínica de prevenção, uma unidade móvel irá percorrer e realizar o rastreamento dos dois tipos de câncer e beneficiar os moradores dos 46 municípios da 2ª Macrorregião de Saúde.
Conquista
“Esta iniciativa dos parlamentares, prontamente abraçada pelo prefeito de Arapiraca, através da doação de uma área para a construção da unidade de prevenção, representa uma mudança da história do câncer de mama e colo do útero aqui no interior de Alagoas. Acho que é um grande passo para o Estado. Espero que outros parlamentares se sensibilizem com essa ideia, junção de forças, levando mais prevenção e saúde à população”, destacou Raphael Haikel, médico e coordenador das unidades de prevenção do Hospital de Amor.
O prefeito Rogério Teófilo afirma que a instalação da unidade, que é uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo, como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento, será um marco para a cidade e o Estado, que passará a ser referência no segmento de diagnóstico precoce do câncer.
A conquista da vinda do Hospital do amor é um sonho. Ganha Arapiraca e o Estado de Alagoas, com uma unidade dessa, conquistada a partir da união das forças. A prefeitura doa o terreno, a câmara aprova a lei, os parlamentares viabilizam os recursos e a equipe do hospital traz o serviço e a tecnologia”, ressaltou o prefeito.
A área de 15 mil/ m², localizada às margens da AL-220, destinada ao Hospital do Amor, já foi visitada e aprovada pelo médico e coordenador, Raphael Haikel. Em região privilegiada, a unidade vai compor o complexo de saúde, onde já funcionam hospitais, a Unidade de Emergência do Agreste e novos empreendimentos do setor.
“Arapiraca dá mais um salto na prestação de serviços nessa linha de cuidado. A gente sabe que o grande desafio do Estado de Alagoas é conseguir fechar o diagnóstico para identificar mulheres câncer. A partir dessa parceria com o Hospital de Barretos, muito em breve nós vamos conseguir alcançar novos patamares e ter os nossos indicadores mais elevados. A gente vai poder detectar o câncer em estágio inicial, aumentando a chance de cura dos usuários e reduzindo despesas”, completou o secretário municipal de Saúde, Glifson Magalhães.
Assessoria