Pacientes com câncer do HU em Maceió deitam em camas forradas com papel

Familiares de pacientes com câncer denunciaram falta de lençóis para o setor de oncologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes. O AL2 mostrou nesta quarta-feira (8) que as camas no setor de internação estão sendo cobertas com papel no lugar de lençóis.

Por meio de, o HU informou que houve uma atraso na entrega dos enxovais pela empresa que presta serviços ao hospital e que o problema foi resolvido (confira a nota na íntegra ao final do texto).

Camas de pacientes com câncer do HU de Maceió são forradas com papel  — Foto: Reprodução/TV GazetaCamas de pacientes com câncer do HU de Maceió são forradas com papel  — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Camas de pacientes com câncer do HU de Maceió são forradas com papel — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Depois de uma vistoria, um relatório da Inspeção Sanitária Municipal em julho do ano passado apontou mais de 500 problemas em diversos setores do Hospital Universitário, inclusive no de oncologia.

A situação revoltou acompanhantes dos pacientes oncológicos.

Uma mulher que está com a mãe de 67 anos internada na oncologia do HU há quatro meses. Ela disse que nesta quarta, encontrou a cama da mãe com papel no lugar do lençol.

“No caso dela, está também está descoberta, porque mesmo que a gente queria trazer não pode, é proibido”, disse a filha da paciente.

Ela também relatou outros problemas no hospital.

“Tem vezes aqui que não tem seringa, não tem agulha. Às vezes falta até gazes para as meninas que estavam fazendo a higienização dos pacientes”, disse a mulher.

Outro parente de paciente com câncer desabafou.

“A gente está fazendo o impossível lá. Dá vontade de pegar o lençol e estender. Dá vontade de lavar e estender no meio do corredor. Até fralda está faltando. Várias coisas estão faltando”, disse o acompanhante do paciente.

Depois de uma vistoria, um relatório da Inspeção Sanitária Municipal em julho do ano passado apontou mais de 500 problemas em diversos setores do Hospital Univeristário, inclusive no de oncologia.

Outro problema denunciado foi que três aparelhos de ar-condicionado da recepção estão quebrados.

Em dezembro do ano passado, o HU suspendeu os serviços devido a falta de energia. Uma grávida em trabalho de parto teve que ser transferida para outro hospital.

Nota do Hospital Universitário

O Hupaa-Ufal informa que houve um atraso na entrega dos enxovais pela empresa que presta serviços ao hospital, fato já resolvido na manhã desta quarta-feira (8). O hospital também ressalta que não há falta ou atraso no repasse de recursos para a instituição. Cabe também informar que o problema no gerador de energia, na época do Natal, foi devido a falha de uma das peças do equipamento, fato resolvido em seguida, sem prejuízo aos pacientes.

O Hupaa reforça que está empenhado em aperfeiçoar cada vez mais processos e os serviços oferecidos à população. Cabe, entretanto, ressaltar que o Hupaa é um hospital universitário, campo de prática para formação de profissionais de saúde, e tem atuado dentro dos seus limites operacionais. Dentro desse contexto, atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região, devendo essa responsabilidade também ser feita por outros atores.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *