Governador assina ordem de serviço para implantar sistema de irrigação no Bálsamo
O governador Renan Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Maurício Quintella, e o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar da Silva, assinaram, nesta quarta-feira (8), a ordem de serviço para as obras e serviços de implantação do Sistema de Irrigação no perímetro de 200 hectares do Projeto Hidroagrícola da Barragem do Bálsamo, neste município. A cerimônia de assinatura aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.
“Aportar recursos para inclusão produtiva é o nosso principal trabalho nesse segundo mandato”, afirmou Renan Filho, após a assinatura do documento.
Na primeira etapa da construção do perímetro irrigado da Barragem do Bálsamo, o projeto hidroagrícola prevê a implantação de 200 hectares de área irrigada, beneficiando cerca de 150 pessoas que vivem da agricultura familiar. A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e visa aumentar a viabilidade técnica do perímetro irrigado, ampliando o alcance socioprodutivo das áreas contempladas.
“Essa é uma obra muito esperada no município de Palmeira dos Índios. Ontem, assinamos o aditivo final e os recursos já estão em conta. Dos R$ 5,6 milhões que serão necessários para essa obra, já temos R$ 4,7 milhões disponíveis, então, a obra vai começar logo após a assinatura”, garantiu Maurício Quintella.
A previsão é de que a primeira fase da obra fique pronta em 10 meses. “Essa é a primeira etapa de duas. Teremos 37 lotes, sendo 36 destinados à agricultura e um à pesquisa. Vamos beneficiar, diretamente, 150 pessoas e de 300 a 800, depois do perímetro irrigado. Em seguida, anunciaremos outra obra: o Perímetro Irrigado do Gavião, em São José da Tapera, usando as águas do Canal do Sertão”, acrescentou Quintella.
O perímetro irrigado do Bálsamo é uma obra há muito sonhada em Palmeira dos Índios na rota dos municípios que terão capacidade de produzir usando tecnologia.