Mulher transgênero denuncia transfobia em shopping de Maceió
O que era para ser um passeio acabou se tornando um pesadelo seguido de desabafo. Isso porque uma mulher transgênero foi impedida de usar o banheiro feminino, nessa sexta-feira (03), no Shopping Pátio, localizado no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. A jovem, que não teve a identidade revelada, teria sido retirada após uma outra cliente acionar os seguranças.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que a transgênero faz um discurso de repúdio, e é retirada de cima da mesa e arrastada pelos corredores do Shopping.
Em um dos vídeos, é possível escutar um dos seguranças afirmando que a jovem é “macho”. “Minha filha, primeiro não é ela. É um macho! É um homem! É macho!”, disse.
Segundo relato da vítima e de testemunhas, a cliente que denunciou disse que a trans era um homem e que ficou sem poder utilizar o banheiro feminino porque se sentiu “desconfortável”.
Depois de expulsa do banheiro pelos seguranças do shopping, a trans começou a falar alto e chegou a subir em uma das mesas na praça de alimentação. Pedindo ajuda da polícia, ela subiu na mesa exigindo seus direitos, mas foi retirada a força do local.
No twitter, o shopping chegou a ocupar o primeiro lugar nos Trends Topics [tópico dos assuntos mais falados do momento]. Nas redes sociais, onde os vídeos foram compartilhados, muitas mensagens de apoiadores a trans e outros apoiando a atitude do shopping.
Também pelas redes sociais, internautas convocam um grande ato de repúdio no shopping. A Ordem dos Advogados (OAB) seccional Alagoas acompanha o caso.
O shopping ficou de se pronunciar por meio da assessoria de comunicação.
*Com Gazeta Web