Pais dormem em fila desde o Natal por vaga para filhos em escola

Cerca de cem pais e responsáveis por alunos da rede pública de Queimados, na Baixada Fluminense, dormiram na fila desde o Natal por uma vaga para os estudantes. A fila é formada na porta da Escola Municipal Professora Scintilla Exel, uma das instituições de ensino da cidade. As matrículas começaram nesta sexta-feira (27), com a liberação das senhas, que foram distribuídas a partir das 8h.

Para suportar a espera, eles trouxeram colchonetes, cadeiras e lanches. O motorista Aldemir Santos se revezava com o neto de 14 anos para que ele não perdesse a oportunidade de estudar.

“O moleque está dormindo dentro da Kombi, revezando para poder ter a vaga. Chegamos aqui dia 25, às 13h e estamos dormindo aqui”, destacou.

Os pais e responsáveis pelos estudantes contaram que a prefeitura da cidade os colocou para dentro das grades depois que uma equipe de reportagem esteve no local. Raquel Silva, que tem três filhos e tenta vaga para o menor, de seis anos, conta que o sacrifício é necessário.

“De ontem para hoje, eu os deixei na casa da minha mãe”, contou a dona de casa, revelando que não teve ceia de Natal.

A Prefeitura de Queimados contou que não há necessidade dos pais e responsáveis pelos estudantes ficarem em filas, pois eles divulgaram o calendário de matrículas e poderiam chegar ao local apenas nesta sexta.

“As filas acontecem por causa da ansiedade da população de matricular o seu filho. As pessoas que não conseguirem vaga nesta escola vão para um cadastro de reserva e serão classificadas para uma unidade mais próxima na região”, afirmou Lenine Lemos, secretário de Educação de Queimados.

Quem está na fila alega que são pouquíssimas vagas e, por isso, eles têm que ficar no local para garantir.

“Eu me sinto humilhada. Todo ano é isso. Sempre foi assim. Essa luta”, ressaltou Raquel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *