Laboratório da Ufal prevê chuvas e ondas de calor para os três primeiros meses de 2020 em Alagoas

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) prevê chuvas e temperaturas acima da média para os primeiros três meses de 2020 em Alagoas.

O professor Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, explica que a tendência que chuvas acima da média predominem em janeiro, fevereiro e março do ano que vem, principalmente em Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Pancadas de chuva serão frequentes, ocorrendo principalmente à tarde e à noite no Litoral, Agreste e Sertão. Dias consecutivos de chuva poderão alternar com períodos de dias mais secos.

A previsão do clima para Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia é realizada por meio do acompanhamento das análises disponibilizadas pelo modelo europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasting (ECMWF), com sede na Inglaterra.

De acordo com o meteorologista, a chuva acima da média no primeiro trimestre do ano que vem em Alagoas ocorre devido a fenômenos como Vórtices Ciclônicos nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN’s) e cavados, que poderão trazer chuvas intensas a Maceió.

O Lapis recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações climáticas no site.

Por vezes, ocorrem acumulados significativos de chuva, em curto espaço de tempo. Por isso, o LAPIS recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Temperatura

A previsão do Lapis para os próximos três meses é de temperaturas acima da média em Alagoas. De acordo com a previsão, massas de ar quente irão atuar com frequência e são esperadas ondas de calor, com altas temperaturas, durante alguns dias consecutivos, principalmente no mês de janeiro.

O laboratório destaca que podem ocorrer episódios isolados, com temperatura mais amena, na madruga e no amanhecer, nas áreas altas de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *