Cinco casos de violência contra crianças e adolescentes são registrados todos os dias em Alagoas

Cinco casos de violência física ou psicológica contra crianças e adolescentes são notificados todos os dias em Alagoas. Os dados foram extraídos pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde (MS).

“Nós lidamos com estupro, tortura, lesão corporal grave, abandono de crianças e adolescentes. Os crimes mais comuns são na grandissíma maioria, 90% dos casos, de abuso sexual, estupro de vulnerável. Esses crimes são normalmente cometidos no âmbito familiar pelo pai, pelo padrasto, tio, vizinho, por pessoas que fazem parte do núcleo familiar, explicou a juíza Juliana Batistela.

Para ajudar a combater a violência contra crianças e adolescentes, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MP-AL) criou o projeto Notificar é Preciso. Em um ano de projeto, 150 notificações foram feitas.

O promotor de Justiça Lucas Saschida falou sobre os resultados do projeto.

“Esse projeto foi criado no final de 2018. Nós tivemos a grande felicidade de ver a eficiência dele. Todos osórgãos de primeiro contato se sentiram em algo maior, perceberam que atuação deles não tem um fim em si mesmo e dessa forma começaram a perceber que a atividade deles seria essencial para levar à Justiça. Então a comunicação com o Ministério Público passou a ser constante entre todos os órgãos, delegacia, conselho tutelar. Cada um fiscalizando o trabalho um e outro”, disse o promotor.

No ano passado, o Ministério Público atuou em quase 3mil casos. Neste ano, já são mais de 5.500 casos.

O promotor falou também sobre a importância de denunciar qualquer tipo de crime contra a criança e a adolescente.

“Se verificarem que um vizinho, que uma criança conhecida da vizinhança, da escola, da comunidade, da igreja, esteja sofrendo alguma violência, seja sexual, física, psicológica, moral, etc, que comunique aos órgãos de controle, que venha ao Ministério Público”, explicou Lucas Saschida.

Dados de 2017 (Alagoas) de violência contra crianças e adolescentes:

  • Violência física – 1.398 notificações
  • Violência psicológica/moral – 283 notificações
  • Tortura – 10 notificações

 

 

 

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *