Ufal atinge melhor índice da sua história em avaliação de cursos
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) obteve o seu melhor desempenho no indicador de qualidade dos cursos de graduação. Numa faixa de 1 a 5, a Ufal apareceu no Índice Geral de Cursos (IGC), com nota 4. O resultado coloca a instituição alagoana entre as mais importantes do país.
Sete em cada dez (68%) das universidades federais obtiveram desempenho na faixa entre 4 e 5, segundo IGC, que é um indicador de qualidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (Mec).
A reitora da Ufal, Valéria Correia, apontou outras conquistas da Universidade.. “Somos a Universidade brasileira que mais reduziu a evasão escolar, após uma série de ações. Tivemos uma melhoria da qualidade expressa nas avaliações e em rankings internacionais. Mesmo enfrentando situações adversas, de cortes orçamentários e ataques à autonomia universitária, vamos finalizar nossa gestão deixando a Ufal em melhores condições do que encontramos”, disse.
A procuradora da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), Jusciney Carvalho, destaca que os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizados em 2018, somaram para essa melhoria no índice geral.