APAE de Palmeira dos Índios realiza ações no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Elton Silva de Lima – Psicólogo CRP 15/5080
No dia 03 de dezembro é comemorado o dia internacional da pessoa com deficiência. Falar sobre o tema ainda hoje gera confusão, tabu e até mesmo muitos preconceitos. Apesar dos avanços teóricos e práticos na área da saúde, da reabilitação e da assistência, a pessoa com deficiência (seja ela física ou mental) é vista como inválida, incapaz ou “doente”. É com o objetivo de mobilizar debates, e fomentar novos olhares e práticas na sociedade para a pessoa com deficiência, que foi criado o dia de hoje.
A data é celebrada pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1992 com o objetivo de promover maior consciência acerca da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência. Mas, afinal, o que é deficiência?
Em um sentido mais amplo, deficiência pode ser entendida como qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica. De acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU – Organização das Nações Unidas /2006, “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. Mas não basta apenas compreender essa noção teórica, é preciso agir diferente.
Apesar das limitações que a pessoa com deficiência possui, não significa que ela será incapaz de realizar suas tarefas, de viver os seus sonhos e de se inserir funcionalmente na sociedade. Porém, para que isso seja possível, nossa sociedade não pode condenar as pessoas com deficiência, de modo fatalista, a um lugar de invalidez, como se nada pudesse ser feito em prol delas. Faz-se necessário que a sociedade, pessoas e instituições se mobilizem, rearranjem-se e se adaptem às pessoas com deficiência – aí estão inclusas as ações de reabilitação e inclusão.
A APAE Palmeira dos Índios é uma dessas instituições que lutam e agem a favor de melhorias para as pessoas com deficiência. Configurada como um Centro Especializado em Reabilitação, a APAE Palmeira dos Índios dispõe de equipe multiprofissional (psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e equipe de Equoterapia) para tratamento e reabilitação das pessoas com deficiência. Por isso, além dos atendimentos diários realizados na instituição, a APAE também promove no dia de hoje, ações especiais na sua sede e em toda cidade. São diversas palestras, oficinas, divulgações em setores da mídia local e muitas outras atividades sendo realizadas de forma simultânea. Tudo para que a bandeira da inclusão e da reabilitação seja cada vez mais vista e erguida por todos. Que todos caminhemos juntos, construindo novas perspectivas e novas ações a favor das pessoas com deficiência.