Braskem faz estudo de sondagem na lagoa Mundaú, em Maceió

Por conta dos problemas dos tremores e rachaduras registrados nos bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro, em Maceió, que resultaram no esvaziamento de residências e estabelecimentos comerciais nos últimos meses, técnicos da Braskem realizam, a partir da segunda-feira (2), estudos na lagoa Mundaú.

De acordo com a empresa de mineração que é apontada como responsável pelos problemas, o objetivo do trabalho de sondagem é ampliar o conhecimento geológico da região e o entendimento do fenômeno que vem ocorrendo no solo da capital alagoana.

Assim, diante dos resultados do trabalho os técnicos querem avaliar as condições de comportamento do fundo da lagoa. Todo o trabalho é conduzido por uma empresa especializada na área de projetos e estudos ambientais e geológicos.

O método de sondagem é feito através de pequenos furos no solo do leito da lagoa, que permitirão a identificação da profundidade, a espessura da camada de sedimentos e a caracterização geológica até 6 metros abaixo da camada de lama. Ao todo, serão avaliados 30 pontos da lagoa.

Procedimentos

O estudo está licenciado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e terá duração de dois meses, sempre de segunda a sábado, durante o dia.

O trabalho é silencioso, não provoca resíduos ou ondulação nas margens da lagoa. Essa ação faz parte dos estudos que estão em curso para esclarecer a situação geológica da região. Eles devem ficar prontos no primeiro trimestre de 2020.

Tanto no telefone 0800 quanto nos postos de atendimento instalados nos bairros, técnicos sociais especializados estão dando orientação às pessoas em relação a dúvidas.

Canais de atendimento à população:

  • Por telefone: 0800-006-3029

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados (ligações gratuitas, inclusive de celulares).

  • Associação dos Moradores e Amigos de Bebedouro

Rua Carteiro João Firmino, 130 (Funcionamento: 9h às 12h)

  • Associação dos Moradores do Alto do Céu

Rua Santa Julia, 252 (Funcionamento: 14h às 18h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *