Mulheres podem ter aumento da libido durante a gravidez
A gravidez é um período de muitas descobertas e mudanças físicas e psicológicas. Junto com essa fase também surgem dúvidas e questionamentos, principalmente quando o assunto é sexo e libido, mas o que muitas não sabem é que o sexo pode ser ainda mais prazeroso durante a gestação.
A ginecologista, obstetra e sexóloga, Lorena Baldotto explica. “A gestante pode ter uma variação hormonal que tende a resultar em um aumento da disposição para o sexo, excitação e fantasias eróticas. A vagina da gestante fica mais úmida, o que ajuda a penetração, sem causar dor ou desconforto. Além disso, ocorrem alterações na pelve com o aumento do útero e irrigação sanguínea local, que promovem maior sensibilidade vaginal”.
A médica comenta que o prazer geralmente aumenta a partir do terceiro trimestre de gestação, quando muitos incômodos já passaram e as mulheres começam a se sentir mais seguras.
Ato sexual x gestação
Cada mulher vai responder as alterações hormonais de forma diferente e é fundamental respeitar o corpo. O sexo na gestação pode, por exemplo, melhorar a autoestima e liberar endorfinas que geram prazer e bem-estar. “Se a mulher não tiver contraindicações e sentir vontade, é muito saudável praticar sexo na gestação”.
No período gestacional, existem aquelas mulheres que se sentem mais dispostas e com a autoestima mais elevada a partir do terceiro mês, pois é o período onde há mudanças corporais, como por exemplo, os seios, que ficam maiores e com um formato mais bonito. Além disso, há uma adaptação com as mudanças hormonais e já dá para começar a perceber a movimentação do feto, o que produz mais confiança e tranquilidade. “Fortalecer a intimidade é uma boa pedida nessa fase”, orienta Lorena.
Cuidados
A médica destaca que é importante lembrar que o sexo não é só penetração, e quando isso não for possível ou a mulher não sentir vontade para ter relações, a dica é curtir outras opções, simplesmente, usar a imaginação e criatividade, pois o importante é que a relação a dois seja prazerosa e curtir essa fase tão íntima do casal”, sugeriu.
Por outro lado, é comum a barriga atrapalhar um pouco em algumas posições, a respiração também pode causar desconforto, uma vez que a gestante respira com mais dificuldade, já que barriga está maior e o bebê comprime um pouco o diafragma. É importante identificar as posições que geram mais conforto e fazer uso delas.
Baldotto diz que não existe uma regra e que em algumas mulheres o desejo pode aumentar, mas em outras pode diminuir. “Depende muito das questões hormonais e das experiências e crenças de cada pessoa. Tem mulher que acha que vai machucar o bebê, o que não acontece, pois o bebê está abrigado dentro do útero, que é uma estrutura bem endurecida e espessa o suficiente para não deixar que o impacto chegue até ele”.
O importante é sabermos que dá para sentir prazer ou até mais prazer durante a gestação. “Recentemente foi feito uma enquete, que comprovou que 44% das mulheres grávidas sentem mais prazer na relação e isso se dá por uma série de fatores, que vão desde o as altas doses de progesterona, estrógeno e testosterona ao fator psicológico, mas o importante mesmo é que o sexo seja prazeroso e o tema não seja um tabu”, finalizou.