Moradores dizem ter sentido tremor no Mutange, em Maceió

Moradores do bairro do Mutange, em Maceió, afirmam que sentiram um forte tremor de terra na noite de quinta-feira (21). Segundo eles, isso causou um abalo e provocou rachaduras nos imóveis.

Segundo os moradores, o tremor aconteceu por volta de 21h. “Eu já estava deitado junto com minha esposa e houve dois estrondos aqui nessa mina que estão colocando esse sonares. Dois estrondos fortes que abalaram o meu imóvel”, disse o morador Rogério Neves.

Neves falou que sua casa não tinha rachaduras em casa antes desse tremor. “Quando acordei, observando, eu vi e fiquei assustadíssimo com essa situação”.

Outro morador também acredita que o tremor foi causado pelo sonar da empresa de extração de sal, a Braskem, que fica próximo às casas. “Foi no portão do CSA, dei uns quatro murros e eles chamaram o encarregado, que pediu para parar. Ligaram para a central da mineração, que pediu para parar”, relata.

Por meio de nota, a Braskem comunicou que o barulho ouvido por alguns moradores no Mutange, próxima à região onde está sendo feito sonar, trata-se da utilização pontual de ferramentas de manutenção de poços, que vem sendo utilizadas nos estudos de sonar. A Braskem informou ainda que essas atividades são monitoradas e não foi verificada qualquer alteração.

O Mutange é um dos quatro bairros afetados pelas rachaduras no solo que se intensificaram no último ano. As primeiras rachaduras apareceram no bairro do Pinheiro, depois surgiram nos bairros do Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Um mapa de risco foi elaborado após uma série de estudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que apontou a extração de sal-gema na região como a principal causa para o problema.

O presidente da Associação dos Moradores do Mutange, Aristóteles Augusto, disse que os moradores não têm tido resposta sobre a permanência na área de risco.

“Todo mundo aqui está apreensivo, com medo. Não tem ações nenhuma na comunidade e infelizmente a gente fica nesse impasse entre Defensoria Pública, Braskem e os órgãos públicos que deveriam estar engajados nessa ação”, comentou o diretor.

Ainda por nota, a Braskem disse que não há atividade de extração de sal-gema na região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro e que segue realizando o estudo de sonar em poços da região.

Morador diz que rachaduras em sua casa apareceram após tremor no Mutange, em Maceió — Foto: Reprodução/TV GazetaMorador diz que rachaduras em sua casa apareceram após tremor no Mutange, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Morador diz que rachaduras em sua casa apareceram após tremor no Mutange, em Maceió — Foto: Reprodução/TV Gazeta

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *