Um grupo de pesquisadores vinculados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da Costa dos Corais e do Projeto Conservação Recifal divulgou, na sexta-feira (1º), que uma grande quantidade de óleo cru de petróleo foi localizada em uma área de recife da Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, em Japaratinga, em Alagoas.
A constatação da contaminação que compromete a biodiversidade marinha da segunda maior barreira de corais do mundo, a Costa dos Corais, foi feita através de trabalho técnico nas imediações da área atingida após indicação de moradores locais.
“A área monitorada foi a da Barreira do Boqueirão, em Japaratinga. No local coletamos amostra de coral, água e sedimentos para que seja sinalizado a quantidade que os organismos estão intoxicados. A gente sentiu um gosto muito forte de óleo na boca, um cheiro muito forte e o óleo estava presente em todos os lugares que visualizamos. Agora esses impactos serão melhores avaliados porque devem ter outras áreas com a contaminação presente”, relatou o biólogo do ICMBio, Pedro Pereira.
Nas imagens captadas em vídeo pelo grupo é possível observar as manchas de óleo fixadas nos corais, organismos vivos que servem de moradia para diversas espécies marinhas.
A praia de Japaratinga foi uma das mais afetadas em Alagoas. Situação que resultou em um decreto de situação de emergência.