Palmeira: Gestão da UPA encerra atividades e prefeitura afirma que retomará administração direta da entidade
O Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) que atualmente gerencia a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Helenilda Veloso Pimentel Canales, no município de Palmeira dos Índios/AL encerra atividades.
A entidade afirma que a gestão não estava fazendo os repasses financeiros na sua totalidade, quebrando o acordo do contrato.
Em nota, a empresa ressalta que a partir da última sexta, 1º de novembro de 2019, os colaboradores do Instituto que executam suas atividades na unidade cumprirão o período de aviso prévio, o que guarnecerá ao Município o período de transição, com o fito de evitar a solução de continuidade dos serviços de saúde ofertados naquela Unidade de Saúde.
Por sua vez, a Prefeitura emitiu por meio de nota divulgada neste sábado (2), que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem a frente da pasta, o médico Márcio Henrique, retomará a administração direta da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir das próximas semanas. O motivo é que o valor do contrato com a empresa que fazia a administração da Unidade foge da capacidade financeira municipal, devido às quedas na receita, inclusive sem qualquer chance de reajuste como já foi antecipado pelo IDAB, responsável pela gestão.
Ainda segundo a Prefeitura, “os repasses da Unidade de Pronto Atendimento transcorrem conforme cronograma dos entes federados, mas a prefeitura tem encontrado grandes dificuldades para manter a contrapartida do município no valor acordado pela empresa. Neste caso, explica-se a necessidade de rescindir o contrato e fazer gestão direta, como já ocorre em outros municípios. No entanto, e diante dos fatos tripudiados nas redes sociais, e como um troféu pela oposição e por aqueles e aquelas que querem tomar a prefeitura na marra, asseguramos que vamos manter os serviços em pleno funcionamento e sem qualquer prejuízo à população. A equipe de transição já está sendo preparada para manter sem interrupção a continuidade dos serviços. Com a gestão própria, o município vai economizar, ao menos, 1 milhão de reais por ano nos cofres municipais. Isso significa mais recursos para investir e organizar melhor os serviços. A UPA de Palmeira é responsável pelo atendimento de urgência e emergência de toda a 8a região de saúde, mas foi fechada no fim de 2016 e reaberta no início de 2017”.