Conta de luz terá bandeira vermelha e ficará mais cara em novembro
As contas de luz terão cobrança adicional em novembro, quando será acionada a bandeira tarifária vermelha nível 1 para as tarifas, devido à expectativa de menor produção nas hidrelétricas, principal fonte de geração de energia elétrica no Brasil, informou nesta sexta-feira, 25, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As bandeiras resultam em cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo ou para o vermelho.
Com isso, a taxa extra nas tarifas será de 4,169 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). Em outubro, vigorou a bandeira amarela, com taxa de 1,50 reais a cada 100 kWh consumidos. “Novembro normalmente se caracteriza pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. Todavia, o regime de chuvas regulares nessas regiões tem se revelado significativamente abaixo do padrão histórico”, informou a Aneel. As vazões abaixo da média histórica nos reservatórios deverão exigir maior acionamento do parque de termelétricas, que têm custo de geração superior, informou a agência.
As bandeiras passaram a ser aplicadas pela Aneel nas contas de luz a partir de 2015, com o objetivo de sinalizar aos consumidores a oferta de energia e repassar de imediato às tarifas alguns custos que eram carregados pelas distribuidoras e repassados posteriormente aos clientes, no momento de reajustes tarifários anuais. A bandeira tarifária que vai vigorar em dezembro será divulgada pela Aneel no dia 29 de novembro.
Nota de esclarecimento: cobrança de duas bandeiras tarifárias na conta de energia
A Equatorial Energia Alagoas esclarece que mensalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina a bandeira tarifária. Como a Aneel define a bandeira por mês do calendário civil, é possível que o cliente da Equatorial receba em sua conta a cobrança proporcional de duas bandeiras diferentes. A exemplo do mês de setembro na qual a bandeira foi vermelha e em outubro foi aplicada a bandeira amarela. Se a fatura de uma residência se referir ao consumo de 15 de setembro a 15 de outubro, o cliente receberá o proporcional de 15 dias de cada bandeira tarifária.
A Equatorial esclarece ainda que se o cliente consome menos de 100kW, é feita a cobrança proporcional também do valor da bandeira. Por exemplo, a bandeira amarela tem um acréscimo na fatura de energia de R$1,50 a cada 100kW. Se o cliente só consumiu 50kW, ele vai pagar apenas R$0,75 de acréscimo.
Em caso de dúvida, o cliente deve entrar em contato com a empresa em uma das agências presenciais ou através da Central de Atendimento no telefone 0800 082 0196. A ligação é gratuita e pode ser feita de celular.
Fonte: Diário Arapiraca