Bivar é alvo da PF em investigação sobre laranjas do PSL

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15/10/2019), a Operação Guinhol. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco em endereços ligados ao presidente do PSL e deputado federal Luciano Bivar.

O inquérito policial foi instaurado por requisição do TRE-PE para apurar a possível prática dos crimes eleitorais e associação criminosa. De acordo com as investigações, representantes locais do partido teriam ocultado, disfarçado e omitido movimentações de recursos financeiros oriundos do fundo partidário, especialmente os destinados às candidaturas de mulheres.

As investigações têm como alvo recursos destinados às candidaturas de mulheres. Ao menos 30% dos valores do fundo partidário deveriam ser empregados na campanha das concorrentes do sexo feminino. Segundo a PF, há indícios de que tais valores foram aplicados de forma fictícia objetivando o seu desvio para livre aplicação do partido e de seus gestores.

O nome da Operação Guinhol faz referência a um marionete, personagem do teatro de fantoches criado no Século XIX diante da possibilidade de candidatas terem sido utilizadas exclusivamente para movimentar transações financeiras escusas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *