Desfile com estudantes em Jaraguá, Maceió, marca os 202 anos da Emancipação Política de Alagoas
Os 202 anos da Emancipação Política de Alagoas foram celebrados com um desfile cívico na tarde desta segunda-feira (16) no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió.
Com o tema “A integração da escola com o território para a construção de cidades educadoras” o desfile realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contou com a participação de bandas fanfarras, filarmônicas e aproximadamente 3 mil de estudantes de cerca de 30 escolas da capital e do interior de Alagoas.
O secretário de educação Luciano Barbosa esteve presente no desfile e ressaltou a importância da participação dos jovens.
“Quando a gente vê a juventude participando e querendo participar, isso pra gente é gratificante. Muitos dos alunos nem são da capital e eles se dirigem para cá para que possamos montar essa linda festa”, disse Luciano Barbosa.
Participando do desfile pela primeira vez, Cícera Terciano, 16, disse que estava muito feliz.
“Minha mãe já desfilou e ela sempre quis que eu desfilasse, por isso é muito especial pra mim”, contou Cícera.
Cícera nos preparativos antes de iniciar o desfile — Foto: Daniel Tavares/G1
Também participando a primeira vez do desfile, o estudante Diogo José dos Santos, da Escola Doralice da Silva Moura, de Rio Largo, contou que sempre quis participar do desfile cívico.
“Há três anos que eu toco e sempre quis participar. É muito gratificante poder tá aqui”, disse o estudante de Rio Largo.
Diogo tocou na banda fanfarra da sua escola — Foto: Daniel Tavares/G1
Já tendo participado outras vezes, Sandra Regina, 14, fala que gostou muito da experiência.
“Me sinto feliz, porque é uma coisa que eu gosto, sempre gostei de dançar desde criança e aqui me sinto realizada”, falou a estudante.
Sandra nos preparativos para desfilar — Foto: Daniel Tavares/G1
O aposentado Breno Oliveira já perdeu as contas de quantas vezes veio assistir ao desfile.
“Gosto bastante de ver e faço questão de tá aqui. É muito importante.”
Breno pronto para acompanhar mais um desfile de Emancipação Política de Alagoas — Foto: Daniel Tavares/G1
Vanessa Soares foi com o namorado prestigiar o filho desfilando.
“É a primeira vez que venho e pretendo voltar outras vezes. É uma data importante para o nosso estado e para a nossa história, por isso é importante participar”, contou Vanessa.
Vanessa ao lado do namorado, João Paulo, aguardando o desfile iniciar — Foto: Daniel Tavares/G1
Luciano Silva trouxe o filho de Porto Calvo para participar do desfile.
“É muito importante despertar o patriotismo cívico nele. E como na região que eu moro existem poucas bandas de escola, eu gosto que ele participe desses momentos tão importantes para o nosso estado”, disse Luciano.
Luciano trouxe o filho para desfilar em Maceió — Foto: Daniel Tavares/G1
O contador Valério Celerino trouxe os filhos pela segunda vez para acompanhar o desfile e conta da importância do momento.
“É um momento cívico que a gente que prestigiar, apesar de muitas coisas que a gente não concorda na questão política e tal, mas tem que deixar isso um pouco de lado e prestigiar.”
Valério e filhos foram assistir ao desfile — Foto: Daniel Tavares/G1
Aline Silva foi ao desfile para acompanhar a filha.
“Fico muito feliz e emocionada. Já desfilei no passado e agora ver ela aqui me deixa com lágrimas nós olhos. Sempre incentivo ela a participar dos projetos da escola”, contou a mãe da estudante alagoana.
Aline Silva (de preto) foi acompanhar a filha no desfile — Foto: Daniel Tavares/G