Polícia Federal divulga balanço parcial da operação Casmurros em Alagoas
A Polícia Federal divulgou no início da noite desta quarta-feira (11) balanço parcial da Operação Casmurros, realizada nessa terça (10) nos municípios de Maceió, Arapiraca, Boca da Mata, Rio Largo e São Miguel dos Campos para apurar desvios de recursos públicos na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do transporte escolar. De acordo com a PF, o balanço final da ação deve ser divulgado ainda nesta semana.
A operação foi realizada pela PF em conjunto com a Controladoria Geral da União em Alagoas e o Ministério Público Federal (MPF) e é uma consequência de uma investigação para apurar desvios de recursos públicos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb), na Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
De acordo com a Polícia Federal, dos 15 presos, sete são servidores. Todos eles foram conduzidos para audiência de custódia na Justiça Federal em Alagoas na terça. E depois da audiência, por determinação judicial, foram reconduzidos para a Sede da Polícia Federal em Alagoas, onde permanecem à disposição da Justiça.
Até o fim do balanço, 46 itens como HD e pen drive foram espelhados, o que representa um total de 21 TB (terabyte) de conteúdo digital que será submetido à perícia.
G1