Vereador Silvânio Barbosa recebeu título póstumo de cidadão honorário maceioense

O vereador por Maceió Silvânio Barbosa, que foi encontrado morto a facadas no Benedito Bentes, em Maceió, no dia 8 de setembro de 2018, recebeu uma homenagem póstuma nesta sexta-feira (6). Silvânio recebeu o título póstumo de cidadão honorário maceioense. O título foi proposto pela vereadora Silvania Barbosa (PRTB) e aprovado pela Câmara Municipal de Maceió. A homenagem colocada em uma moldura foi entregue aos familiares do vereador.

O acusado de matar Silvânio Barbosa, Henrique Mateus da Silva, foi julgado e condenado a 24 anos de prisão. Ele matou o vereador a facadas no dia 6 de setembro de 2018 e o corpo só foi encontrado dois dias depois.

A missa de um ano de morte foi realizada no mesmo ginásio em que o corpo do vereador foi velado, no bairro do Benedito Bentes.

Uma pessoa é promovida a cidadão honorário quando fica comprovada a contribuição dela para a cidade.

A cerimônia foi organizada pela irmã de Silvânio, Marcela Barbosa, que assumiu o Instituto Silvânio Barbosa, que realiza trabalhos sociais com a comunidade do Benedito Bentes.

De acordo com a Câmara de Vereadores de Maceió, o título foi aprovado quando o vereador ainda estava vivo, em 2015, mas a entrega nunca foi feita.

Na época do crime, a Secretaria de Segurança Pública concluiu que o vereador levou 26 facadas e agonizou por horas antes de morrer.

Trajetória política

Silvânio Barbosa dos Santos nasceu em 31 de dezembro de 1972, em Anadia. Ele ficou conhecido como líder comunitário no Benedito Bentes, onde atuava desde 1997. A partir daí, ganhou projeção política e se elegeu para o primeiro mandato na Câmara em 2012, com mais de 10 mil votos. Em 2016, foi reeleito.

Formado em História, era professor do ensino fundamental e médio, e sua atuação na Câmara Municipal de Maceió era voltada às áreas da saúde pública, educação, moradia e transportes.

A vida política do vereador começou com sua atuação como líder estudantil. Foi vice-presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa), diretor de projetos da Guarda Municipal de Maceió e diretor de Assistência Técnica e Irrigação do Estado. Silvânio também foi eleito duas vezes Conselheiro Tutelar de Maceió.

Corpo do vereador Silvânio Barbosa foi encontrado no apartamento dele, em Maceió, no dia 8 de setembro de 2018 — Foto: Câmara de Maceió/DivulgaçãoCorpo do vereador Silvânio Barbosa foi encontrado no apartamento dele, em Maceió, no dia 8 de setembro de 2018 — Foto: Câmara de Maceió/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *