PC inicia devolução de aparelhos celulares recuperados

Uma boa notícia para quem teve o aparelho celular roubado ou furtado. A Delegacia Especializada de Roubos da Capital (Derc) inicia nesta sexta-feira (30) a devolução de aparelhos celulares que foram recuperados, em sua maioria, no mês de maio, pelos policiais civis lotados na unidade policial.

A assessoria de Comunicação da PC informou que cerca de 60 celulares foram roubados em Maceió, 48 serão entregues, na sede da Derc, localizada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras.

Segundo o Delegado José Carlos, a equipe da Delegacia está fazendo contato telefônico com as vítimas para que estas compareçam na DERC, de posse do boletim de ocorrência, nota fiscal ou caixa do aparelho, para terem seus aparelhos telefônicos devolvidos.

O delegado esclareceu que a maioria dos aparelhos recuperados foram roubados no mês de maio, mas há também celulares que foram subtraídos noutras datas.

Segundo o chefe de operações da Delegacia, Rostand Mendonça, a DERC já está analisando dados dos aparelhos celulares roubados em junho e julho/2019 e deverá convocar as vítimas para entrega de aparelhos recuperados nas próximas semanas.

Em relação às vítimas que tiverem seus aparelhos celulares roubados, furtados ou extraviados, o delegado José Carlos, titular da Derc, orienta que é importante trilhar alguns caminhos.

Primeiro, a pessoa deve se dirigir a uma delegacia e registrar o Boletim de Ocorrência (BO); segundo, é fundamental que seja informado, quando da confecção do BO, o número do IMEI do celular, geralmente encontrado na nota fiscal do aparelho, na caixa, na capa traseira ou atrás da bateria. O número do IMEI pode ser visualizado no próprio aparelho ao se digitar *#06#; terceiro, se, possível, antes de qualquer evento de roubo, perda ou furto, anotar os números dos IMEIs para utilizar na confecção de eventual Boletim de Ocorrência; quarto, não bloquear o aparelho, mas tão somente o chip (caso o aparelho seja bloqueado, o rastreio do aparelho não será possível);

O delegado José Carlos lembra que somente crimes de roubo (quando há violência ou grave ameaça), praticados por duas ou mais pessoas, são investigados pela Derc. Os demais casos de roubo e furto são investigados pelos distritos policiais dos bairros da Capital.

O delegado orienta que não sejam adquiridos aparelhos celulares sem nota fiscal ou de procedência desconhecida, principalmente aqueles vendidos por estranhos em feiras e redes sociais.

Os pequenos empresários que possuem lojas de celulares, ao comercializar aparelhos roubados, podem responder por crime de receptação qualificada, tipo penal que não é afiançável na Delegacia.

*Com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *