Eleição da UVEAL é suspensa pela justiça
Uma decisão da Justiça cancelou a eleição para a diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), que estava marcada para acontecer no próximo sábado, 31 de agosto. A decisãoé da juíza Silvana Albuquerque, titular da 3ª Vara Cível de Arapiraca, que atendeu a um pedido do vereador Eduardo Tenório de Oliveira (PMN), de Quebrangulo, um dos candidatos a presidente da Uveal cuja chapa foi indeferida por unanimidade pela Comissão Eleitoral.
O vereador disputa a presidência com Fabiano Leão (MDB), de Arapiraca, que busca a reeleição no comando da Uveal. Na ação ingressada na Justiça, Eduardo Tenório alega que o processo eleitoral apresenta diversas irregularidades: o parentesco entre os membros da comissão eleitoral e membros da atual diretoria da UVEAL, a presença, na comissão eleitoral, de integrantes que manifestam apoio a Chapa 1, o estabelecimento de exigências antidemocráticas e absolutamente desnecessárias, a inobservância das exigências quando da análise da documentação da Chapa 1, sob a alegação de que o membro José Edson dos Santos, candidato ao cargo de Tesoureiro Geral, exerce função de secretário Municipal de Meio Ambiente, estando, portanto, afastado do mandato de vereador”.
A juíza acolheu os argumentos apresentados pela defesa e determinou o seguinte: multa diária no valor de 1 mil reais, em caso de descumprimento, anular todo o processo eleitoral “diante dos vícios insanáveis que permearam o processo até o presente momento”, e renove todo o processo eleitoral, desde o seu início, com a nomeação de Comissões Eleitorais imparciais “e que respeitem os princípios que deveriam nortear o processo eleitoral”.
O jornalista Edivaldo Júnior explica algumas nuances da eleição na Uveal. “Compor uma chapa para disputar a Uveal não é tarefa simples. Além de oito cargos na diretoria executiva, será preciso ter mais dez nomes para o conselho fiscal (entre titulares e suplentes) e mais cinco nomes para cada uma das dez seccionais regionais (totalizando 50). A chapa terá quase 70 nomes, para um colégio eleitoral que é formado por pouco mais de mil vereadores. Na última eleição, em setembro de 2017, foram 716 votantes”, afirma.