Presidente do TJ-AL é favorável à regulamentação do serviço de táxi-lotação em Maceió
Horas após a mobilização de taxistas pelo direito de fazer táxi-lotação em Maceió, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), o desembargador Tutmés Airan, recebeu na tarde desta quarta-feira (28) representantes da categoria e se mostrou favorável à proposta de regulamentar o serviço.
Após ouvir a categoria, o desembargador expôs que deve agendar nos próximos dias uma outra reunião para discutir a questão com vereadores e representantes das empresas de ônibus.
“Essa saída me parece a mais razoável porque é mais sensato regulamentar do que proibir. Já há outras cidades que regulamentaram essa prática e a ideia é adaptar isso para Maceió”, falou Tutmés Airan.
O presidente da Associação dos Taxistas de Maceió, Gilson Gomes, disse que a categoria espera por essa regulamentação há mais de 20 anos e criticou o rigor da fiscalização feita pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) à prática que ainda é considerada irregular na capital.
“A gente está procurando o poder público e espera ter êxito. Os agentes abordam os veículos em movimento, interrogam passageiros e tiram do carro, como se fossem delegados de polícia. A regulamentação resolveria isso”, falou Gilson Gomes.
Pela manhã, taxistas realizaram um ato para protestar contra a abordagem da SMTT à categoria. Eles chegaram a juntar pneus para fechar ruas, mas desistiram depois que o Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv) interveio e agendou a reunião com o Judiciário.