Defensoria Pública cobra melhorias no atendimento a pacientes com câncer em Alagoas
A Defensoria Pública do Estado (DPE-AL) e a Defensoria Pública da União (DPU) fizeram uma recomendação nesta segunda-feira (19) para cobrar do Estado, municípios e hospitais referenciados na área de oncologia o cumprimento de melhorias no atendimento a pacientes com câncer em Alagoas.
Segundo a DPE, em junho deste ano tiveram audiências públicas ocorridas entre as partes para a execução das melhorias, mas elas não foram cumpridas. Por conta disso, estão sendo acionadas mais uma vez nesta segunda.
Saiba o que a Defensoria Pública está cobrando de cada órgão:
Estado de Alagoas:
- apresentação em até 10 dias do Plano de Ação para execução, ainda no exercício financeiro de 2019, dos recursos do orçamento do Estado no valor de R$ 100 milhões para fortalecimento da linha de cuidados a pacientes oncológicos no estado;
- imediata apresentação de plano detalhado de abertura de novos leitos oncológicos, bem como o plano de ampliação de oferta de diagnóstico de câncer de mama, colo uterino e tireóide da mulher;
- realização de auditoria em 10 dias do quantitativo real de leitos ativos e inativos destinados à oncologia no território alagoano.
Prefeitura de Maceió e Arapiraca:
- realização de auditoria em 10 dias do quantitativo real de leitos ativos e inativos destinados à oncologia no território alagoano.
Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes
- apresentação imediata do plano para aumento de sua capacidade de oferta de novos leitos oncológicos.
Hospital Veredas
- imediata apresentação de sua proposta de ampliação em sua rede de oncologia pediátrica no estado.
G1