Mudança de nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta passa em 1ª votação; governador avalia
Um projeto de lei para mudar o nome do Estádio Rei Pelé, principal praça esportiva de Alagoas, foi votado na tarde desta terça na Assembleia Legislativa do estado e prosperou. Em primeira votação, os deputados aprovaram a alteração do nome para Rainha Marta.
A mudança precisa ainda passar pela votação em segundo turno – sem data marcada – e pela sanção do governador para ser definida. Em 2008, um projeto de lei idêntico foi colocado em votação na assembleia, mas foi vetado por Teotônio Vilela, então governador de Alagoas.
A assessoria do atual governador, Renan Filho, informou que ele ainda não decidiu se aprova ou não a mudança.
Defesa
Autor do projeto de lei, o deputado Antonio Albuquerque (PTB) disse na terça que a ideia de mudar o nome surgiu porque Pelé não tem vínculo com Alagoas. Marta, ao contrário, leva o nome do estado para o mundo.
– As grandezas de Marta e Pelé são irrefutáveis e incomparáveis. Ambos têm importância nacional e mundial, mas somente Marta tem a importância local por seus laços e identidade com o estado, com o povo e com o futebol alagoano, o que a credencia ter a aclamação de seu nome, com o seu legítimo título de realeza, para designar o maior palco do futebol no estado de Alagoas – discursou Albuquerque.
Pelé na inauguração do Estádio Rei Pelé — Foto: Arquivo / Museu dos Esportes
Outro lado
O deputado Davi Maia (DEM) votou contra o projeto de lei e justificou.
– Muito mais do que o nome num estádio, a Marta merece uma estátua. Agora, trocar o nome, primeiro é inconstitucional, segundo é uma deselegância ao rei Pelé – declarou Maia.
A deputada Cibele Moura (PSDB) foi na mesma linha de Maia.
– Marta merece várias homenagens, mas não o nome cultural do Estádio Rei Pelé – comentou Cibele.
Memorial Rainha Marta foi construído dentro do Estádio Rei Pelé — Foto: Denison Roma/GloboEsporte.com
Inauguração
O Estádio Rei Pelé foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970. Governador de Alagoas na época, Lamenha Filho fez a homenagem ao tricampeão do mundo, e Pelé, inclusive, participou da abertura do estádio. Em 2010, ele visitou a praça esportiva.
Em 2014, no Estádio Rei Pelé, foi construído o Memorial Rainha Marta, mas o espaço nunca recebeu a atenção devida. Hoje sofre com a ação do tempo e está fechado.
Globo Esporte