Primeiro turno da eleição para novo reitor da Ufal começa amanhã (7)
Sob a responsabilidade de uma comissão acadêmica, composta por representantes de docentes, técnicos-administrativos e estudantes, começa amanhã e vai até quinta (8) o primeiro turno da consulta à comunidade estudantil para eleição do novo comando da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O segundo turno está marcado para os dias 14 e 15 deste mês. A consulta transcorrerá nos três campi da Ufal e respectivas unidades de ensino.
No Campus Arapiraca, além da sede, estarão disponibilizadas urnas nas Unidades Educacionais de Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. As urnas do Campus do Sertão ficarão na sede, em Delmiro, e na Unidade Santana do Ipanema. No Campus A. C. Simões, o Espaço Cultural e o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) também estarão com urnas disponibilizadas para a consulta.
Quatro chapas, com seus respectivos candidatos, estão na disputa: Chapa 1 ( Ufal Mais) Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti; Chapa 2 (Outra Ufal Resiste) Valéria Correia e Ângela Canuto; Chapa 3 ( Endireita Ufal) Alexandre Toledo e Célia Nonata; e Chapa 4 (Compromisso e Ação) José Vieira e Tânia Voronkoff.
Sobre a consulta
Nesta consulta, estão aptos a votar cerca de 30 mil pessoas da comunidade universitária, entre alunos, técnicos-administrativos e docentes. O Conselho Universitário (Consuni) definiu o dia 22 de outubro para a assembleia extraordinária para escolha dos nomes que vão compor a lista tríplice destinada ao Ministério da Educação (MEC). Desta lista, sairá a nomeação do futuro reitor ou reitora da Universidade Federal de Alagoas.
Na lista tríplice estarão os três nomes indicados e referendados pelo Consuni e caberá ao governo federal a escolha de um entre os três indicados. Desta forma, a escolha de quem vai ocupar o cargo máximo da Universidade Federal no quadriênio 2020 a 2024 será realizada pelo Conselho Universitário em outubro, respeitando integralmente a legislação vigente e a Nota Técnica nº 400/2018 do MEC.
Também estão acompanhando o processo, delegados das chapas envolvidas, cada uma com direito a dois representantes (titular e suplente).
São membros da comissão, pela Associação Docentes da Ufal ( Adufal) os titulares Sandra Lira, Ailton Galvão e Abdízia Barros; e como suplente, Querino Mallmann. Pelo Sintufal, são titulares Fátima Leobino, Jarman Aderico e Ricardo Moresi; e o suplente dos representantes desse segmento é o servidor Flávio Lins. Estão na comissão como representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os seguintes titulares: Maria Clara Lopes, Gian Carlos Nascimento e Alex Silva. O estudante Daniel Pereira é o suplente da categoria na comissão.