Após fim de greve dos Jornalistas, afiliada da Globo em Alagoas demite em massa e dispensa 15
Afiliada da Globo no estado de Alagoas, a TV Gazeta começou a demitir em massa jornalistas da emissora que estavam envolvidos na greve de Jornalistas do estado. A paralisação durou nove dias e terminou nesta última quarta-feira (3) após uma decisão favorável do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL) ao movimento grevista, que impedia a diminuição do piso salarial.
Só nesta manhã de quinta-feira (4), quinze jornalistas foram dispensados, entre editores e pessoas com cargos de chefia que ajudaram a fortalecer o movimento. O mais chocante é que alguns desses profissionais foram chamadas para serem demitidos no momento em que colocaram os pés na TV Gazeta.
Contudo, o fato choca porque o acordo entre o Sindicato e o TRT-AL sequer tinha sido publicado no Diário Oficial do Estado, o que legalmente faria a estabilidade de greve ainda ser legal. As demissões só ocorreram na TV Gazeta/Globo. Em outras afiliadas, como a TV Ponta Verde/SBT e TV Pajuçara/RecordTV, houve retorno sem maiores problemas das atividades.
Entretanto, o Sindicato dos Jornalista de Alagoas já está tomando medidas para contornar a possível retaliação ao movimento grevista feito pela TV Gazeta/Globo. Uma reunião de emergência entre o TRT-AL e o SindJornal ocorreu na tarde desta quinta-feira. A expectativa é que o número de dispensados aumente ao longo da quinta.
“De antemão, nosso presidente, Izaías Barbosa, já está reunido com a presidente do TRT de Alagoas, Anna Helena Fischer. Já denunciamos a ilegalidade dessas demissões e queremos entrar com um processo por danos morais”, disse o secretário-executivo do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal), Thiago Correia.
Contudo, a reportagem tentou contato com a direção de jornalismo da TV Gazeta/Globo, mas ninguém atendeu aos telefonemas do Observatório da Televisão.
Lista de demitidos de afiliada da Globo tem jornalista esportivo conhecido
Contudo, entre os demitidos, estão o jornalista esportivo Klébs Los, conhecido por apresentar programas esportivos na TV Gazeta/Globo. Também foram dispensados editores do site de notícias da emissora, o G1 Alagoas.
Todavia, vale lembrar que a TV Gazeta pertence as Organizações Arnon de Mello, comandadas por familiares do ex-presidente Fernando Collor de Mello.
Confira a lista completa de dispensados até aqui segundo apuração do Observatório da Televisão:
Adelaide Nogueira
Daniel Ziliani
José Agatangelo
Roberta Colen
Klebs Lós
Yasmin Pontual
Luciana Chaves
Mauro Wedekin
Derek Gustavo
Felipe Farias
Warner Filho
Carlos Frazão
Nildo Lopes
Cleide Oliveira
Marcos Rolemberg