Após fim de greve dos Jornalistas, afiliada da Globo em Alagoas demite em massa e dispensa 15

Afiliada da Globo no estado de Alagoas, a TV Gazeta começou a demitir em massa jornalistas da emissora que estavam envolvidos na greve de Jornalistas do estado. A paralisação durou nove dias e terminou nesta última quarta-feira (3) após uma decisão favorável do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL) ao movimento grevista, que impedia a diminuição do piso salarial.

Só nesta manhã de quinta-feira (4), quinze jornalistas foram dispensados, entre editores e pessoas com cargos de chefia que ajudaram a fortalecer o movimento. O mais chocante é que alguns desses profissionais foram chamadas para serem demitidos no momento em que colocaram os pés na TV Gazeta.

Contudo, o fato choca porque o acordo entre o Sindicato e o TRT-AL sequer tinha sido publicado no Diário Oficial do Estado, o que legalmente faria a estabilidade de greve ainda ser legal. As demissões só ocorreram na TV Gazeta/Globo. Em outras afiliadas, como a TV Ponta Verde/SBT e TV Pajuçara/RecordTV, houve retorno sem maiores problemas das atividades.

Entretanto, o Sindicato dos Jornalista de Alagoas já está tomando medidas para contornar a possível retaliação ao movimento grevista feito pela TV Gazeta/Globo. Uma reunião de emergência entre o TRT-AL e o SindJornal ocorreu na tarde desta quinta-feira. A expectativa é que o número de dispensados aumente ao longo da quinta.

“De antemão, nosso presidente, Izaías Barbosa, já está reunido com a presidente do TRT de Alagoas, Anna Helena Fischer. Já denunciamos a ilegalidade dessas demissões e queremos entrar com um processo por danos morais”, disse o secretário-executivo do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal), Thiago Correia.

Contudo, a reportagem tentou contato com a direção de jornalismo da TV Gazeta/Globo, mas ninguém atendeu aos telefonemas do Observatório da Televisão.

Lista de demitidos de afiliada da Globo tem jornalista esportivo conhecido

Contudo, entre os demitidos, estão o jornalista esportivo Klébs Los, conhecido por apresentar programas esportivos na TV Gazeta/Globo. Também foram dispensados editores do site de notícias da emissora, o G1 Alagoas.

Todavia, vale lembrar que a TV Gazeta pertence as Organizações Arnon de Mello, comandadas por familiares do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Confira a lista completa de dispensados até aqui segundo apuração do Observatório da Televisão:

Adelaide Nogueira
Daniel Ziliani
José Agatangelo
Roberta Colen
Klebs Lós
Yasmin Pontual
Luciana Chaves
Mauro Wedekin
Derek Gustavo
Felipe Farias
Warner Filho
Carlos Frazão
Nildo Lopes
Cleide Oliveira
Marcos Rolemberg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *