Tropa do 10º BPM de Palmeira dos índios conclui estágio operacional de ROTAM
Militares integrantes do 10º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Palmeira dos Índios concluíram o 16° Estágio de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) – realizado por meio de uma integração entre a unidade e o Batalhão de Radiopatrulha (BPRp). A solenidade de formatura aconteceu na manhã de sexta-feira (14).
30 militares, sendo dois aspirantes e 28 soldados, concluíram o curso com sucesso sob os princípios norteadores da “coragem para lutar, perseverança dos bravos, humildade dos heróis e da fé” – claramente mencionados na Oração do Guerreiro de ROTAM. O estágio foi realizado no município palmeirense sob a coordenação do tenente Samuel e ministrado por instrutores especializados do BPRp.
Durante o evento foram proferidos discursos enaltecendo a importância do nivelamento e do desempenho dos 30 concluintes do estágio (que iniciou com 51 participantes), além de homenagens a personalidades relevantes para o planejamento e execução do estágio. A participação da banda de música do 3° BPM abrilhantou o evento.
Entre os momentos emocionantes da formatura estiveram o discurso da oradora da turma e a exibição de um vídeo resumido as instruções. Por fim, foi bradada a oração do Guerreiro de ROTAM, marcante na história daqueles que concluem este importante estágio operacional cujo trecho final diz: “Concedei-nos também Senhor, no fragor do combate, ainda que seja grande a tormenta e nossos corações, a Tua incomparável honra, a Tua infinita justiça, e a Tua fiel lealdade, para que o mal sucumba para sempre diante de nós”.
Na solenidade, além do próprio comandante do 10° BPM, tenente-coronel Wanderlei, do comandante do BPRp tenente-coronel Aloísio Soares e seu subcomandante major Lima Lins (unidades que conduziram o Estágio) estiveram presentes também o comandante de Policiamento do Interior (CPI) coronel Walter do Valle, o comandante de Policiamento da 2ª Área do Interior (CPAI-II) tenente-coronel Wellington Bittencourt, o comandante do 8° BPM tenente-coronel F. de Lima, bem como outras autoridades civis e militares.