Vacinação contra a gripe será aberta à toda a população a partir de segunda (3)

O público prioritário para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem até amanhã, sexta-feira (31), para se vacinar com exclusividade. A partir do dia 03 de junho, as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para toda a população.

Em Alagoas, mais de 85% do publico prioritário já foram imunizados. Com isso, de um total de 876.935 pessoas enquadradas no perfil destacado pelo Ministério da Saúde no Estado, 749.921 tomaram a vacina até ontem, segundo dados do próprio Ministério.

Em Maceió, o percentual atingido até foi de 76,51%, ou 202.836 doses aplicadas. Com a prorrogação, a partir de segunda, o público em geral poderá se vacinar nas Unidades de Saúde e enquanto durar o estoque das doses que sobraram.

Em todo o Brasil, 44,6 milhões de pessoas que buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo. Fazem parte do grupo prioritário as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses a menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

CASOS DE GRIPE NO BRASIL

Neste ano, até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 407 casos e 86 óbitos.

TRATAMENTO DA GRIPE

Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *